Os alunos das turmas D, E e H, do 10º ano participaram no programa Scholas Cidadania, uma iniciativa do Papa Francisco e que em Portugal, tem sede em Cascais.
O programa Scholas Cidadania defende valores como o respeito, a responsabilidade, o saber ouvir e dialogar e tem como missão desenvolver o compromisso e a participação dos jovens a partir das suas experiências e preocupações, gerando transformações neles mesmos e em seu redor. Para pôr em prática esta sua missão, o Scholas promove a cultura do encontro entre jovens de várias escolas. Foi o que aconteceu entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025, no Seminário Torre d’Aguilha, onde estiveram presentes os Agrupamentos de Escolas Ibn Mucana (Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura), Frei Gonçalo de Azevedo e de Carcavelos e a Escola Profissional Val do Rio, tendo participado mais de uma centena de alunos. Esta foi a 6ªedição e os alunos refletiram e discutiram as problemáticas que mais os preocupam e concluíram que há duas que mais afetam as suas vidas: saúde mental e a gestão do horário escolar. Realizaram várias atividades em torno destas problemáticas, ouviram especialistas
nestas áreas e no dia 24 apresentaram as suas conclusões ao Presidente da Câmara de Cascais e
aos diretores das diferentes escolas. A maioria dos alunos considerou que o programa foi muito
interessante porque contribuiu para desenvolver o espírito critico, o trabalho em grupo e convívio entre jovens de escolas.
Este foi um projeto que fará parte da memória dos alunos, pois foi muito impactante e inspirador.










