No passado dia 20 de março, assistimos, na Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura, a uma sessão sobre “Os 50 Anos do 25 de Abril: Os sindicatos na construção dos pilares da democracia”, cujo orador foi o Professor Manuel Carvalho da Silva, coordenador e secretário-geral da CGTP-Intersindical Nacional, entre 1986 e 2012.
O convite partiu da nossa professora de História A e Ciência Política, Teresa Gomes.
Gostamos muito da sessão e foi muito interessante ter alguém que viveu e sentiu o Estado Novo à nossa frente. A forma como falava, usando algumas gírias mais “jovens”, também ajudou.
Além disso, o modo como Carvalho da Silva deu ênfase, durante o início da sessão, à frase “É preciso sabermos de onde vimos!”, foi inspirador. Isso nos ajudará a saber olhar para o futuro como não sendo algo desconhecido.
O tema foi, extremamente, importante e enriquecedor e sentimos que foi de louvar ter alguém que passou pelo importante dia 25 de abril de 1974, e que viu acontecer, em primeira mão, todas as mudanças no mundo do trabalho nestes últimos 50 anos, que não foram poucas.
É importante destacar que, através desta palestra, conseguimos entender melhor a importância dos sindicatos e como estes nos ajudam a “relembrar” os nossos direitos trabalhistas e a tornar o mundo do trabalho, um local mais justo e seguro para todos os trabalhadores.
Reforçou a importância da nossa participação cívica, e o quanto isso ajuda para podermos mudar o futuro do nosso país e o nosso modo de vida, fortalecendo assim um dos nossos maiores bens: a democracia!
Alunos 12.ºC
(História A)