"Dá Mais Gosto ir à Escola"

Um dos desafios das nossas crianças em dias de chuva é ter onde brincar,  e nesse sentido duas das nossas escolas do 1ºciclo, EB Fausto Cardoso Figueiredo e EB Raul Lino, candidataram-se à iniciativa do Continente "Dá Mais Gosto ir à Escola" de reabilitação de espaço Exteriores. 
Estamos na fase de votação e podem fazê-lo através da APP do Cartão Continente. Veja AQUI como votar!
Contamos com TODOS os vossos votos! Bem hajam!

Preparar o Digit@l - Calendário das Provas EnsaioNOVO (06.02.2026) 

Conforme o comunicado do MECI de 06/02/2026, as Provas-Ensaio foram reagendadas para abril. Esta decisão decorre da situação de calamidade que "causou danos nas infraestruturas escolares, nas comunicações e na rede elétrica", sendo necessário tempo para que todos possam "cuidar do seu bem-estar e retomar a normalidade". Mais se informa que as datas das provas ModA e das Provas Finais do Ensino Básico se mantêm inalteradas.

Provas Ensaio - Provas ModANOVO (06.02.2026)

Provas Ensaio - Provas Finais NOVO (06.02.2026)

Importante: 

  • As provas-ensaio são obrigatórias para todos os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos e realizam-se, em suporte digital.
  • Cada prova-ensaio tem a duração de 45 minutos.
  • A escola irá utilizar os resultados destas provas em sede de avaliação interna dos alunos.
  • O EduQA disponibiliza provas digitais realizadas em anos anteriores. Sugere-se aos alunos que consultem estes recursos digitais para preparação das provas. AQUI

          

Campanha #ibnsemtlm

  
Cartaz criado por alunos do 9.ºD na disciplina de TIC

 

"Notícias" Magazibn

No dia 27 de novembro de 2025, os alunos do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo, da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura (Agrupamento de Escolas Ibn Mucana), dinamizaram mais uma visita educativa aos espaços do Palácio da Cidadela de Cascais, desta vez com a turma do 9ºE, acompanhados pela Diretora de Turma, a professora Rita Leme.

A atividade proporcionou aos alunos a oportunidade de aplicar conhecimentos em contexto real, promovendo a articulação entre o turismo, a arte e a diversidade cultural, com enfoque no património como cenário educativo.
A visita guiada pelos espaços históricos do Palácio da Cidadela e da exposição temporária Paixão Universal - Arte Africana, combinou conteúdos informativos com momentos criativos, interativos, de exploração e observação, especialmente desenvolvidos para esta visita.
Entre outubro e novembro de 2025, mais de 70 alunos participaram neste modelo de visita educativa, desenvolvido em parceria com o Museu da Presidência da República e a Fundação D. Carlos I. As atividades contaram com o acompanhamento e orientação da equipa docente dos cursos profissionais e de uma mentora pedagógica da Teach For Portugal.
Clicar AQUI para ver algumas imagens.