"Notícias" Magazibn

O Projeto Erasmus+ uniu escolas de Ímola, Badajoz e Cascais numa semana de intercâmbio cultural. De 10 a 14 de fevereiro de 2025, a EBS Ibn Mucana foi palco de um emocionante encontro internacional no âmbito do projeto Erasmus+. O evento reuniu estudantes e professores de Ímola (Itália), Badajoz (Espanha) e Cascais (Portugal) numa experiência enriquecedora de intercâmbio cultural e educativo.

Alunos do 9ºano das tumas E, G, I e J em conjunto com as professoras Rosário Valente e Teresa Brás prepararam um programa diversificado e envolvente de forma a proporcionar aos participantes uma imersão completa na cultura local e promover a interação entre os estudantes dos três países. As atividades incluíram: apresentações sobre as escolas e trabalhos dos alunos, participação em aulas de diversas disciplinas, como Educação Física, Matemática, Físico Química, Ciências Naturais e Expressão Plástica; visitas culturais a Cascais, com a receção pelos vereadores da Câmara Municipal de Cascais, a Sintra, ao Parque das Nações e ao Oceanário, atividades lúdicas como um peddypaper, uma aula na Sala de Inovação Digital e uma aula de surf na praia de São Pedro. Houve também momentos de convívio com as famílias anfitriãs com um jantar partilhado com a presença da diretora do agrupamento Teresa Lopes. O sucesso desta iniciativa foi resultado do esforço conjunto de toda a comunidade escolar. Numa nota de agradecimento, os organizadores expressaram sua gratidão a todos os envolvidos, destacando a generosidade das famílias que acolheram os estudantes estrangeiros, o comportamento exemplar e o espírito de amizade demonstrado pelos alunos, o apoio incansável dos funcionários da escola, a dedicação dos professores que prepararam atividades especiais, o trabalho da coordenadora do programa Erasmus+ professora Dalila Chumbinho.
Esta semana de intercâmbio não se limitou a proporcionar momentos inesquecíveis; cimentou laços duradouros entre escolas e culturas. Através do projeto Erasmus+, os jovens participantes experienciaram na prática os valores basilares da União Europeia: a promoção da paz, o entendimento mútuo e uma cidadania ativa e participativa.
Ao abraçar o tema "A paz é o caminho para uma vida sustentável", o projeto Erasmus+ demonstrou o poder transformador da educação internacional na construção de um futuro risonho para todos. Ao fomentar a colaboração, a empatia e o respeito pela diversidade, esta iniciativa contribui ativamente para a formação de uma geração de cidadãos globais, conscientes e empenhados em edificar um mundo mais justo, pacífico e ecologicamente equilibrado.
(As professoras Rosário Valente e Teresa Brás)