"Dá Mais Gosto ir à Escola"

Um dos desafios das nossas crianças em dias de chuva é ter onde brincar,  e nesse sentido duas das nossas escolas do 1ºciclo, EB Fausto Cardoso Figueiredo e EB Raul Lino, candidataram-se à iniciativa do Continente "Dá Mais Gosto ir à Escola" de reabilitação de espaço Exteriores. 
Estamos na fase de votação e podem fazê-lo através da APP do Cartão Continente. Veja AQUI como votar!
Contamos com TODOS os vossos votos! Bem hajam!

Preparar o Digit@l - Calendário das Provas EnsaioNOVO (06.02.2026) 

Conforme o comunicado do MECI de 06/02/2026, as Provas-Ensaio foram reagendadas para abril. Esta decisão decorre da situação de calamidade que "causou danos nas infraestruturas escolares, nas comunicações e na rede elétrica", sendo necessário tempo para que todos possam "cuidar do seu bem-estar e retomar a normalidade". Mais se informa que as datas das provas ModA e das Provas Finais do Ensino Básico se mantêm inalteradas.

Provas Ensaio - Provas ModANOVO (06.02.2026)

Provas Ensaio - Provas Finais NOVO (06.02.2026)

Importante: 

  • As provas-ensaio são obrigatórias para todos os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos e realizam-se, em suporte digital.
  • Cada prova-ensaio tem a duração de 45 minutos.
  • A escola irá utilizar os resultados destas provas em sede de avaliação interna dos alunos.
  • O EduQA disponibiliza provas digitais realizadas em anos anteriores. Sugere-se aos alunos que consultem estes recursos digitais para preparação das provas. AQUI

          

Campanha #ibnsemtlm

  
Cartaz criado por alunos do 9.ºD na disciplina de TIC

 

"Notícias" Magazibn

Na sexta-feira dia 7 de fevereiro, as turmas 11ºA, 12ºF, 10º1, 11º3, 11ºB e 10ºA assistiram a palestras dinamizadas pelo escritor André Fernandes.

Da parte da manhã, os temas abordados foram a grande força e importância do amor, a pressão psicológica, conflitos internos, problemas familiares e o impacto que os traumas têm na vida de uma criança/ adolescente em crescimento, o processo do luto e os seus maiores desafios associados à morte e aos términos de relações interpessoais.
Foi uma atividade diferente do “normal das aulas”, muito necessária aos alunos; foi muito interativa, teve como intuito partilhar uma experiência de vida, divulgar os livros do autor e ainda ajudar os alunos a lidar com os seus problemas comuns aos do escritor; esclareceram-se dúvidas dos mais variados assuntos.
Obrigada, André Fernandes, por este 3º dia na nossa escola: os alunos do 10º1, 10ºF e 11ºE prepararam surpresas para o aniversariante André Fernandes.
Marta, 11ºB

Quando estava na sala percebi que todos os alunos, inclusive eu, ficamos muito emotivos. Até dei conta que alguns dos meus colegas tiveram que sair da sala, pois identificaram-se com o que estava a ser dito e talvez tenham passado por situações semelhantes às descritas. Houve momentos de perguntas e respostas, em que o autor compartilhou as suas experiências pessoais e familiares e deu abertura para os alunos se sentirem confortáveis para contar alguns momentos das suas próprias vidas. Esta palestra demonstrou que há muitos acontecimentos das nossas vidas, que se repetem eque são comuns a várias pessoas e que, por esse motivo, devemos conversar com outros ou ler livros autobiográficos que abordem certos assuntos, para aprendermos a lidar melhor com os nossos sentimentos.
Obrigado, André Fernandes, por teres passado a semana do teu aniversário na nossa escola: EBS Helena Cidade Moura.
José, 11º3