"Notícias" Magazibn

No âmbito do Erasmus+, duas alunas do 11º ano do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana tiveram oportunidade de estudar entre 5 de janeiro a 5 de fevereiro no IES de Albal, Valência.

Integradas numa turma do ensino secundário desta escola espanhola, durante trinta dias, seguiram um horário diferente do habitual experimentaram um novo sistema educativo e uma forma diferente de viver a escolaridade. Para além da parte escolar, a sua vida a nível social também se alterou, na medida em que, durante a sua estadia no estrangeiro ficaram alojadas na casa de alunas (que depois viriam também estudar na Ibn Mucana), criando laços com as novas famílias, reajustando as suas rotinas e aprendendo  muito mais acerca da nova cultura do que se estivessem num hostel. 
Segundo as alunas implicadas no projeto: “Esta iniciativa proporcionou-me conhecer um novo país e uma nova cultura. Fez com que mudasse a a perspetiva em relação ao meu percurso escolar e proporcionou-me viver experiências novas e fora da minha zona de conforto, ajudando-me a crescer. Foi uma experiência incrível, que recomendo a todos.” (Filipa Monteiro). Para a Maria Guerreiro, “o projeto Erasmus trouxe-me novas amizades de uma nacionalidade diferente, permitiu-me conhecer um país totalmente diferente de Portugal, mesmo que neste caso estejamos a falar de Espanha. Acho que uma experiência como esta deveria ser permitida a todos os jovens, pois é uma experiência única.” 
Também os pais interagiram com as famílias  espanholas e incentivaram esta iniciativa. Assim, de acordo com estes “ O projeto Erasmus é um projeto cultural e de formação muito bom para os jovens. A meu ver, como encarregada de educação e mãe,  foi culturalmente benéfico para a minha filha, uma vez que conectou-se com a família de acolhimento, vivendo uma realidade diferente da do seu meio. A nível de formação,pude constatar  que  a minha filha ficou mais autónoma a nível de projetos pedidos pelos professores, além de ter-lhe siso permitido um maior desenvolvimento, nessa casa, dos idiomas estrangeiros inglês e espanhol.” (Lurdes Colaço, mãe da Maria). “ A mobilidade permite o contacto, a aprendizagem e a partilha de língua, hábitos - costumes e cultura em ambos os sentidos e é geradora de expectativas futuras para o seu percurso escolar e/ou profissional. A iniciativa deste projeto traz-nos a nós como pais e à nossa filha um maravilhoso sentimento de crescimento no percurso de vida. Toda esta modalidade para nós tem sido magnífica.” (Sandra Braga, mãe da Filipa). 
Numa segunda fase do projeto, as duas alunas de Valência estudaram também trinta dias na Escola Básiaca e Secundária Helena Cidade Moura, conhecendo a realidade portuguesa. 

-------
As part of Erasmus+, two 11th year students from the Ibn Mucana School had the opportunity to study between January 5th and February 5th at the IES of Albal, Valencia. As part of a secondary school class at this Spanish school, for thirty days, they followed a different schedule than usual and experienced a new educational system and a different way of experiencing schooling. In addition to the school part, their social life also changed, as  abroad they stayed with students (who would later also come to study at Ibn Mucana), creating bonds with their new families, readjusting their routines and learning much more about the new culture than if they were in a hostal. 
According to the students involved in the project: “This initiative allowed me to discover a new country and a new culture. It changed my perspective on my school career and allowed me to have new experiences outside of my comfort zone, helping me to grow. It was an incredible experience, which I recommend to everyone.” (Filipa Monteiro). For Maria Guerreiro, “the Erasmus project brought me new friendships of a different nationality, it allowed me to  know a country completely different from Portugal, even though, in this case we are talking about Spain. I think an experience like this should be allowed to all young people, as it is a unique experience.” 
Parents also interacted with Spanish families and encouraged this initiative.
According to these “The Erasmus project is a very good cultural and training project for young people. In my opinion, as a guardian and mother, it was culturally beneficial for my daughter, as she connected with the host family, living a reality different from that of her surroundings. In terms of training, I was able to see that my daughter became more independent in terms of projects requested by her teachers, she also developed the foreign languages English and Spanish.” (Lurdes Colaço, Maria’s mother). “ Mobility allows contact, learning and sharing of language, habits - customs and culture in both directions and generates future expectations for your educational and/or professional career.This project brings us as parents and our daughter a wonderful feeling of growth in life. This whole modality for us has been magnificent.” (Sandra Braga, Filipa’s mother). 
In a second phase of the project, the two students from Valencia also studied thirty days at the Helena Cidade Moura School, getting to know the Portuguese reality.