Prazos de Inscrição para as Provas de Avaliação Externa

  • Provas do ensino básico e para provas e exames do ensino secundário (Clicar AQUI) NOVO (23.02.2026)

 

Preparar o Digit@l - Calendário das Provas Ensaio

Conforme o comunicado do MECI de 06/02/2026, as Provas-Ensaio foram reagendadas para abril. Esta decisão decorre da situação de calamidade que "causou danos nas infraestruturas escolares, nas comunicações e na rede elétrica", sendo necessário tempo para que todos possam "cuidar do seu bem-estar e retomar a normalidade". Mais se informa que as datas das provas ModA e das Provas Finais do Ensino Básico se mantêm inalteradas.

Provas Ensaio - Provas ModANOVO (06.02.2026)

Provas Ensaio - Provas Finais NOVO (06.02.2026)

Importante: 

  • As provas-ensaio são obrigatórias para todos os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos e realizam-se, em suporte digital.
    Cada prova-ensaio tem a duração de 45 minutos.
    A escola irá utilizar os resultados destas provas em sede de avaliação interna dos alunos.
    O EduQA disponibiliza provas digitais realizadas em anos anteriores. Sugere-se aos alunos que consultem estes recursos digitais para preparação das provas. AQUI

 

           Concurso de Fotografia Científica                                          #ibnsemtelemóveis                
                           (clicar na imagem)                                                             Cartaz criado por alunos do 9.ºD na disciplina de TIC

"Notícias" Magazibn

Dia 20 de março de 2024 o 6ºD da Ibn Mucana, acompanhado da Diretora de Turma, Professora Graça Corte-Real e da Professora de Português, Sofia Neves, visitaram o Moinho de Armação – Tipo Americano e a Padaria Flor Aveirense, em Alcabideche, no âmbito do Programa “Envolve-te”.

O “Envolve-te” promove atividades, de forma lúdica e criativa, convidando os alunos (e não só) a conhecerem os espaços artísticos e culturais do Bairro dos Museus, em Cascais, através de visitas presenciais. Ao aproximar escola, família, arte/cultura, promove-se o enriquecimento de todos, um dos objetivos primeiros do referido Programa.
O 6ºD participou com entusiasmo e animação na visita ao Moinho mencionado, ouvindo com atenção a explicação Histórica que lhes foi facultada. O ponto alto foi vivido na Padaria Flor Aveirense, quando alunos e Professoras meteram literalmente “as mãos na massa” e fizeram uns pãezinhos maravilhosos que, após serem cozidos no forno, tiveram oportunidade de provar e/ou de levar para casa.
6D da Ibn Mucana e Prof Sofia Neves, abril de 2024, Alcabideche