"Notícias" Magazibn

No âmbito da Semana Polar, os alunos do 8.ºano, da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, assistiram a uma palestra realizada pelo Professor Doutor Pedro Ferreira sobre a Antártida, uma vez que o próprio conhece e trabalha nesta área geográfica.

O professor distinguiu o Ártico da Antártida, o primeiro referido tem como espécie mais conhecida os ursos polares, o Oceano está rodeado por terra e apresenta populações nativas. Na Antártida, a Terra é rodeada por um oceano, não apresenta população nativa e a espécie mais conhecida e acarinhada são os pinguins. Como semelhanças destacam-se os Invernos longos com poucas horas de luz, os verões são curtos com muitas horas de luz e são as áreas da Terra com menos impacto humano.
Relativamente à Antártida, descobrimos que 0.03% da sua área são vales secos, 70% da água doce está localizada no manto de gelo, é húmida, apresenta   ventos fortes, é muito fria e seca e que parte da mesma está situada no oceano. Tem uma média de temperatura de – 57º C no interior e no litoral oscila entre os -26ºC e os -3ºC. A altitude é em média de 2500 m, sendo a altitude máxima de 4900m 
A Antártida atualmente não pertence a nenhum país, pois em 1959, no Tratado da Antártida, foi decidido que, até 2041, esta só serviria para estudos científicos, tendo assim no total 70 bases científicas de vários países.
 Para o cientista Pedro Ferreira poder viajar e trabalhar na Antártida teve que realizar um curso de primeiros socorros. E deve fazer-se acompanhar por um colega para que estabeleça contactos de emergência.
Na Antártida, apenas existem duas espécies de plantas, designadas por líquenes e musgos, pelo que os cientistas criam os seus próprios alimentos vegetais em estufas. Existem, ainda, outras espécies animais, como a andorinha-do-ártico, lobo-marinho, focas e elefantes marinhos

Diana Alegria nº 4 Ana Rita Soares nº2 Matilde Carvalho nº19 (8.ºH)