"Notícias" Magazibn

 Os alunos das turmas D, E e H, do 10º ano e as respetivas diretoras de turma, Isadora Pestana e Luísa Correia, participaram no projeto Scholas Occurrentes, uma iniciativa do Papa Francisco. Em Portugal, o projeto tem sede em Cascais, pelo que várias escolas do concelho de Cascais estiveram presentes, reunindo cerca de 300 participantes.

No Seminário Torre da Aguilha, os alunos participaram em diversas atividades, nomeadamente, sobre o sistema escolar e sobre o assédio e violência sexual. Dentro desses temas, os alunos formaram grupos, que nos dias 13, 17, 18 e 19 de outubro, trabalharam em propostas de “mudança” e, no dia 20 de outubro, apresentaram ao Presidente da Câmara de Cascais e aos diretoras das diferentes escolas participantes.
A opinião sobre o projeto, na maioria dos alunos, é positiva e muitos deles sentiram-se mais confiantes sobre si próprios e arranjaram novos amigos que têm, possivelmente, os mesmos problemas e gostos. Mais alunos deveriam participar no projeto “SCHOLAS”, pois é uma oportunidade imperdível! (Letícia Saldanha, 10ºH)

Seguem-se alguns depoimentos dos alunos do nosso agrupamento:

“Depois destes dias no Scholas, acho que a palavra que melhor descreve o projeto foi MUDANÇA. No Scholas senti que estava a trabalhar para haver realmente uma mudança. Mudança é também a melhor palavra para me descrever a mim própria, pois sem que me apercebesse, o projeto também me mudou como pessoa e na forma de pensar.
Escolher um momento mais marcante é difícil, pois houve vários, desde as horas passadas a rir no auditório, às horas a discutir em grupo, ao convívio com outras escolas/pessoas e aos almoços, tudo valeu!!!
Este projeto ensina-nos de tudo um pouco, dá-nos a conhecer outros pontos de vista, outras maneiras de ser e de pensar, ajuda-nos a sermos e a mostrar aos outros quem realmente somos e os talentos que temos, mostra-nos que se quisermos, conseguimos realizar a mudança." (Marta Ferreira, 10ºF)

“As expectativas que tinha no início do projeto foram superadas. INESQUECÍVEL é a melhor palavra para descrever a experiência que vivi. Gostaria de dizer que desta vez não tive coragem para ir ao palco, mas na próxima pretendo estar preparada para deixar um pouco de mim, por ali”. (Marcela Lima, 10ºF)

“O Scholas não é só um projeto de cidadania que ajuda os jovens a perceber os problemas da sociedade em que vivem e arranjar soluções para esses, mas também é onde podemos ser nós mesmos ou até saber quem nós somos e o que queremos “ser”, como se fosse uma "família" que nos “aceita” como nós somos, com os nossos defeitos e qualidades.
O Scholas faz a diferença na vida dos jovens, mostra-lhes que têm voz e que a mesma é importante, já que são o presente e o futuro da sua sociedade. “ (Suse Vila Nova, 10ºD)