"Notícias" Magazibn

No âmbito da iniciativa “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?”, promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela revista Visão Júnior, alunos da turma 6ºF foram convidados a participar na festa de divulgação dos resultados nacionais.

O evento realizou-se no dia 20 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, e os alunos da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentaram o seu rap, “A avozinha gângster”, ao vivo, num dos auditórios da Fundação.

A iniciativa “Miúdos a Votos” tem como objetivo promover a leitura infanto-juvenil e organiza anualmente uma votação nacional na qual podem participar todos os alunos do país.

A festa foi animada e contou com a participação de crianças e jovens de diversos pontos do país, tendo a escola sido uma das treze selecionadas, dando a oportunidade aos jovens de apresentar o seu talento em diversas áreas: leitura, teatro, música, dança, etc.

Os alunos do 6ºF gostaram muito de participar e, de acordo com a revista Visão Júnior, o seu “rap” “pôs toda a gente a dançar”.

Esta iniciativa partiu da orientação/ dinamização da professora bibliotecária, Carmen Sheehan, com a colaboração da professora Ana Fragoso, que fez a primeira revisão do texto, as professoras Carmen Lourenço, Rosário Correia e a diretora de turma, Célia Magro, que disponibilizaram as suas aulas para a professora responsável pela iniciativa na escola ensaiar os alunos e deram sugestões, e a professora Sofia Alves que acompanhou os alunos com a professora bibliotecária na festa final.

A iniciativa “Miúdos a Votos”, acolhida, com entusiasmo, por parte da comunidade escolar, teve o apoio da Comissão Nacional das Eleições, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Plano Nacional de Leitura 2027, da Pordata e da Rádio Miúdos.

 

A nível de escola, os resultados das eleições foram:

2.º ciclo

1.º lugar - Gravity Falls, de Alex Hirsch, com 21,5% dos votos;
2.º lugar - Avozinha Gângster, de David Walliams, com 19,35% dos votos;
3.º lugar - O Diário de Anne Frank, com 7,9% dos votos.

3.º ciclo

1.º lugar - Avozinha Gângster, de David Walliams com 18,8% dos votos;
2.º lugar - Um de Nós Mente, de Karen McManus com 13,1% dos votos;
3.º lugar – A Distância entre Nós, Rachel Lippincott, Mikki Daughtry e Tobias Iaconis, e O Diário de Anne Frank com 8,8% dos votos.

Resultados a nível nacional

2.º ciclo:

1.º lugar - Gravity Falls, de Alex Hirsch, com 15,8% dos votos;
2.º lugar - Avozinha Gângster, de David Walliams, com 15,4% dos votos;
3.º lugar - O Diário de Anne Frank, com 8,7% dos votos.


Resultados do 3.º ciclo:

1.º lugar - Avozinha Gângster, de David Walliams, com 13,8% dos votos;
2.º lugar - Um de Nós Mente, de Karen McManus, com 11,3% dos votos;
3.º lugar - O Diário de Anne Frank, com 10,1% dos votos.