"Notícias" Magazibn

Dia 28 de abril os alunos do 9º ano forma ao Pólo assistir a uma palestra sobre o 25 de Abril. Esta teve a participação de 3 pessoas que viveram o antes e o depois 25 de abril de 74. José Pedro Soares, um ex preso político, Simões Teles, um comandante de abril e por fim o Almirante Martins Guerreiro. 

Esta atividade realizou-se na hora de Português, e por isso foi a professora Teresa Miranda que nos acompanhou e que adorou a atividade assim como todos nós. Penso que poderei falar em nome de todos os alunos do 9ºD… 
Gostámos todos desta atividade pois somos muito apaixonados por História e não só, gostámos também pois os palestrantes souberam expressar muito bem não só as experiências que viveram, mas, acima de tudo, a emoção que sentiram em diferentes momentos da revolução. Uma das coisas que mais nos emocionou foi o facto de sabermos a história do ex político que sofreu muito ao tentar sobreviver e ao tentar salvar os seus amigos que faziam o mesmo que ele, que era lutar pela liberdade de expressão e pela liberdade de muitos jovens. Muitos eram perseguidos porque tinham ideias políticas divergentes da do governo e por isso eram perseguidos ou até mortos. Como forma de protesto estes jovens, onde integrava José Pedro Soares, grafitavam e colavam cartazes nas paredes de prédios por forma a chamar a atenção dos jornais estrangeiros. Era fundamental que todo o mundo soubesse o que se passava Portugal e que os jovens se estavam a revoltar. José Pedro Soares emocionado, chorou ao recordar tudo o que passou e nós, que estávamos a assistira, e como forma de respeito, levantámo-nos todos e batemos palmas. 
No fim foi ainda possível falarmos mais um pouco com os senhores e oferecemos 3 cravos a cada um. 
Foi muito emocionante. Uma aula de História completamente diferente, mas muito rica em conteúdo e emoção!
Martim Cardona (aluno do 9ºD)