"Notícias" Magazibn

Este ano foram várias as iniciativas culturais propostas para a Semana do Patrono.
Adoramos artes e por isso destacamos duas das atividades em que mais gostamos de participar.

A primeira, no dia 6 de abril de 2022, muitos alunos foram à sala de Cerâmica da Casa das Artes e participaram na atividade "Azulejos da Biodiversidade", dinamizada pelo professor José Nogueira, na qual o objetivo foi pintar azulejos com seres vivos à escolha do aluno. Durante alguns minutos demos asas à nossa imaginação pintando diferentes seres vivos na companhia de algumas colegas da turma e da nossa Diretora de Turma, a professora Rosário Valente. Depois de pintados os azulejos foram cozidos e depois serão colocados numa estrutura que resultará no “Mural da Biodiversidade”.
No dia seguinte, 7 de abril, a nossa turma, 9°D, foi convidada a participar num workshop de gravura dinamizado por alguns alunos do 12°F. 
Chegando ao Pólo fomos para a sala de artes, onde a atividade iria decorrer, explicaram-nos o que era gravura e como se fazia. Assim, começamos por fazer um rascunho da nossa gravura, passamos para um papel especial com um instrumento afiado, para deixar ranhuras onde seriam as linhas, passamos a tinta preta no desenho e limpamos o excesso de tinta com um pano. Finalmente colocamos o nosso desenho numa prensa juntamente com um papel e depois separamos os dois. O nosso trabalho ficou a secar e posteriormente a nossa professora de EV, Isadora Pestana, numa aula posterior entregou-nos as nossas gravuras. Adoramos a atividade.
Com estas atividades tivemos oportunidade de aprender mais sobre novas técnicas artísticas como a gravura e a pintura do azulejo. Certamente que iremos repetir!
Matilde Pita e Matilde Mota (alunas do 9ºD)