"Notícias" Magazibn

No passado dia 4 de abril, as turmas do 10ºG e do 11º2, da Escola Básica e Secundária de Alcabideche, foram selecionadas para “representar todos os alunos do país” numa visita ao Palácio de Belém.

O projeto “Artistas no Palácio", dinamizado pelo Presidente da República, tem como objetivo a divulgação dos projetos dos mais emblemáticos artistas portugueses. Nesta última sessão, tivemos a oportunidade de conhecer a artista Joana Vasconcelos, reconhecida mundialmente pelas suas enormes esculturas feitas com materiais do quotidiano português. 
Gostámos muito de participar e de estar com a artista,  ouvir um pouco sobre as suas obras, sobre os bastidores da criação e a montagem dos seus projetos.   Estar com a artista  fez-nos perceber a importância da criatividade para a concretização de obras originais. Ensinou-nos que basta termos um “motivo”, um “porquê” e/ ou uma “história” para uma criação ser “considerada arte”,  na medida em que pode significar algo.
Alunos do 11º2

Foi uma experiência inesquecível para qualquer jovem aspirante a artista, uma vez que tivemos a oportunidade de partilhar um momento de diálogo com Joana Vasconcelos, artista portuguesa reconhecida a nível mundial, que nos deu a conhecer um pouco da sua vasta e prestigiada obra. Seguiu-se, então, um momento de conversa no qual colocámos as nossas questões à artista, às quais esta respondeu com todo o prazer.
A meu ver, programas e projetos deste caráter são deveras estimuladores da "veia artística" dos jovens e bastante benéficos a nível social, uma vez que são reveladores do quanto a arte realmente importa e pode mudar o mundo. Sendo uma aluna do curso de Arte Visuais, penso que falo pela grande maioria dos alunos que seguiram este ramo no Ensino Secundário, quando digo que é bastante desmotivador quando ouvimos dizer que "vamos para o desemprego" se continuarmos a estudar artes em Portugal. A arte é, de facto, subestimada e desvalorizada mas, graças à existência deste tipo de programas, conseguimos sentir que os rótulos de "subestimada" e "desvalorizada" estão, a pouco e pouco, a ser desconstruídos. Esta, foi uma experiência bastante enriquecedora e um enorme incentivo para mim e para os meus colegas . Para além disto, saliento o orgulho que senti por ter presenteado Joana Vasconcelos com um quadro de minha autoria.
Esta foi uma experiência única e inacreditável que motivou, e continuará a motivar, os jovens a acreditarem no seu potencial artístico, por mais que não seja dada a devida importância ou reconhecimento à arte no nosso país.
Eva Guedes, 10ºG