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A professora Teresa Gomes e os alunos do 10.ºA, 11.ºC, 12.ºD e 12.ºF, bem como a professora Paula Menezes e alguns alunos do Clube Europeu estiveram envolvidos no projeto “Simulação do Parlamento Europeu Jovem nas Escolas” realizado pela primeira vez e da responsabilidade da Fundação garagErasmus. Teve início em novembro e estendeu- se até ao dia 11 de fevereiro. 

Este projeto teve como objetivo retirar os alunos das suas zonas de conforto e aumentar o seu conhecimento sobre as questões europeias e o seu papel como cidadãos, levando-os a discutir o futuro da UE, bem como compreender o seu processo de organização. Foram escolhidos como tópicos a serem discutidos:
• O espaço Schengen e a política de fronteiras.
• Alterações climáticas.
• Inclusão social e segurança.
• Como combater a desinformação.
O projeto desenvolveu-se em diferentes etapas: nas primeiras duas, a nível de escola, elaboraram propostas sobre os temas sugeridos, votaram nas que consideraram mais pertinentes e escolheram os seus representantes. De seguida, estes representantes (Carolina Bandola, Iara Rocha, Inês Almeida e Mariana Ferreira) receberam formação online nos dias 7 e 8 de fevereiro, sobre os quatro temas a discutir, na sessão a nível nacional. Entre os oradores destas formações contava-se o Professor Doutor Paulo Sande, a Professora Doutora Ana Pinto Martinho e Doutor Ismael Casotti Rienda.
A sessão de âmbito nacional realizou-se no dia 11 de fevereiro e participaram as escolas: Escola Secundária Júlio Dantas (Lagos, Algarve), Escola Secundária de Albufeira (Albufeira, Algarve), Escola Secundária de Serpa (Serpa, Alentejo), Escola Secundária Gama Barros (Cacém, Área Metropolitana de Lisboa), Agrupamento de Escolas Ibn Mucana (Cascais, Área Metropolitana de Lisboa), Escola Secundária da Amadora (Amadora, Área Metropolitana de Lisboa),  Escola Profissional de Aveiro (Aveiro, Centro), Agrupamento de Escolas de Monserrate (Viana do Castelo, Norte).
Foram aprovadas três propostas do nosso Agrupamento, no âmbito da inclusão social e segurança que integrará o documento nacional, que será entregue, posteriormente, aos decisores políticos nacionais e europeus.
Alunas e professoras consideraram esta experiência enriquecedora e positiva, sendo uma atividade a repetir.