ESCOLA DIGITAL - Informação

 Terminou a 2ª fase  registo de pedidos do kit tecnológico "Escola Digital".  Nova fase será aberta oportunamente

 

DESPORTO ESCOLAR - Informação

Os alunos que não obtiveram vaga na natação, encontram-se em lista de espera.

PROJETO CULTURAL DE ESCOLA - Informações

CLUBE DE DANÇA 

Estão abertas as inscrições para o Clube de Dança.
A primeira sessão decorrerá no dia  30 de novembro, quarta-feira, entre as 14h e as 15h30, na Sala de Convívio dos alunos, no Pavilhão E.
Para se inscreverem, devem preencher um formulário, através deste LINK 

As inscrições terminam no dia 28 de Novembro de 2022.
 

 

 

TERTÚLIA "PALAVRAS COM SOM"

Integrando o Plano de Ação do Projeto Cultural de Escola, decorrerá uma tertúlia, no dia 30 de novembro, às 17:30 horas, na Casa das Artes. Numa conversa informal, teremos a oportunidade de conhecer o Dr José Ribeiro e de ouvir "palavras com sons" .
Os interessados em participar, devem preencher o formulário (CLICAR AQUI) 
 

A professora Teresa Gomes e os alunos do 10.ºA, 11.ºC, 12.ºD e 12.ºF, bem como a professora Paula Menezes e alguns alunos do Clube Europeu estiveram envolvidos no projeto “Simulação do Parlamento Europeu Jovem nas Escolas” realizado pela primeira vez e da responsabilidade da Fundação garagErasmus. Teve início em novembro e estendeu- se até ao dia 11 de fevereiro. 

Este projeto teve como objetivo retirar os alunos das suas zonas de conforto e aumentar o seu conhecimento sobre as questões europeias e o seu papel como cidadãos, levando-os a discutir o futuro da UE, bem como compreender o seu processo de organização. Foram escolhidos como tópicos a serem discutidos:
• O espaço Schengen e a política de fronteiras.
• Alterações climáticas.
• Inclusão social e segurança.
• Como combater a desinformação.
O projeto desenvolveu-se em diferentes etapas: nas primeiras duas, a nível de escola, elaboraram propostas sobre os temas sugeridos, votaram nas que consideraram mais pertinentes e escolheram os seus representantes. De seguida, estes representantes (Carolina Bandola, Iara Rocha, Inês Almeida e Mariana Ferreira) receberam formação online nos dias 7 e 8 de fevereiro, sobre os quatro temas a discutir, na sessão a nível nacional. Entre os oradores destas formações contava-se o Professor Doutor Paulo Sande, a Professora Doutora Ana Pinto Martinho e Doutor Ismael Casotti Rienda.
A sessão de âmbito nacional realizou-se no dia 11 de fevereiro e participaram as escolas: Escola Secundária Júlio Dantas (Lagos, Algarve), Escola Secundária de Albufeira (Albufeira, Algarve), Escola Secundária de Serpa (Serpa, Alentejo), Escola Secundária Gama Barros (Cacém, Área Metropolitana de Lisboa), Agrupamento de Escolas Ibn Mucana (Cascais, Área Metropolitana de Lisboa), Escola Secundária da Amadora (Amadora, Área Metropolitana de Lisboa),  Escola Profissional de Aveiro (Aveiro, Centro), Agrupamento de Escolas de Monserrate (Viana do Castelo, Norte).
Foram aprovadas três propostas do nosso Agrupamento, no âmbito da inclusão social e segurança que integrará o documento nacional, que será entregue, posteriormente, aos decisores políticos nacionais e europeus.
Alunas e professoras consideraram esta experiência enriquecedora e positiva, sendo uma atividade a repetir.