"Notícias" Magazibn

A Quinta do Pisão é constituída por 380 hec de natureza. Foi criada em 1879 por Carlos Ribeiro, mas até aos dias de hoje sofreu várias alterações. O 8ºG, no âmbito de CD, com o tema “Proteger a vida terrestre”, escolheu este local para um passeio no dia 19 de janeiro, pois é único, quer pela sua biodiversidade e história, quer  pela vertente educacional que proporciona.

À medida que a visita decorria, pudemos visualizar enormes parques verdes e pastagem para várias espécies de animais residentes na quinta como: burros, ovelhas e cavalos. Esses animais ajudam na adubação da pastagem e no corte da pastagem. Este é um controlo natural de tudo o que nos rodeia e é também uma forma de controlar os fogos e manter a pastagem. As aves de rapina ajudam a controlar e a manter o equilíbrio dos frágeis ecossistemas.
A Quinta do Pisão recebe, por ano, 120 mil visitantes. Hoje em dia, tem uma horta biológica, que também pudemos contemplar. A nossa guia disse-nos que pode ser visitada por qualquer pessoa, de segunda a sexta, até às 12h e sábado até 13h. Nela, as pessoas recolhem os próprios produtos da terra e levam-nos para casa. Os produtos cultivados são sazonais e locais.
Na Quinta, foram criados trilhos que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta. Podem trazer-se até os animais de estimação, como os cães que vimos com os seus donos.
Em suma, esta Quinta proporciona atividades diversas, seja a passear com burros e cavalos, a visitar a Horta Biológica, fazer passeios interpretativos, alugar bicicletas, fazer caminhadas, andar de trator e muito mais.
É, na verdade, ter o campo aqui tão perto da cidade e poder desfrutar da calma e de paisagens relaxantes.
Por: Beatriz Frias, Ana Sofia Braga, Adriana Lopes, Leonor Pinheiro e Apolo Carinha,  8ºG.
Clicar AQUI para assistir ao vídeo sobre a Visita de Estudo à Quinta do Pisão