"Notícias" Magazibn

No âmbito do plano anual de atividades do departamento de Matemática e CiênciasExperimentais, realizou-se, no decorrer dos meses de novembro e dezembro, a atividade “Natal Matemájico” que teve como objetivo estimular a criatividade e participação dos alunos no âmbito da disciplina de matemática através da produção de um “postal” de Natal com o objetivo de reforçar os laços entre os diversos ciclos de ensino e promover o gosto pela disciplina.

Como produto final desta atividade, os alunos deveriam, de forma individual, produzir um veículo de transmissão de mensagem de boas festas (“postal”) sendo privilegiada a utilização de materiais reciclados e reutilizados, sendo dado aos participantes a total liberdade da criação deste veículo.

O desafio foi lançado aos alunos dos ensinos pré-escolar, primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico, tendo sido solicitada a colaboração dos professores do pré-escolar, do primeiro ciclo, das disciplinas de educação visual e educação tecnológica e encarregados de educação.

A adesão a esta atividade foi massiva. Participaram todas as escolas do agrupamento em número muito significativo sendo de realçar que a dinamização e participação dos colegas e dos alunos do primeiro ciclo e pré-escolar foi absolutamente fantástica tendo, esta atividade, sido abraçada por 23 turmas num total de 28 turmas existentes no agrupamento. Relativamente aos segundo e terceiro ciclos, a adesão foi praticamente total sendo, tendo sido contabilizado um total de 52 turmas participantes. Assim, aquando da troca dos “postais”, foram contabilizados mais de um milhar de postais, o que expressa claramente a magnitude desta atividade, bem como a adesão à mesma.

Fica, desde já, o agradecimento a todos os professores do pré-escolar, primeiro ciclo (coordenadores de estabelecimento e professores titulares), dos segundo e terceiro ciclos (das variadas disciplinas) e encarregados de educação que permitiram, com a sua dedicação, colaboração e dinamização, a realização desta atividade que, confessamos, extrapolou as previsões iniciais em larga escala.

No departamento aguardamos uma nova oportunidade para promover outras atividades em colaboração com toda a comunidade.

Prof. Bruno Rocha

Para visitar a nossa exposição basta clicar AQUI