"Notícias" Magazibn

 No dia 6 de dezembro de 2021, das 13:30 às 16:45, a turma 8º G foi visitar a Instituição LPDA (Liga Portuguesa dos Direitos Animais), situada em Tercena, Oeiras, que recolhe animais em situação de abandono.

Esta visita enquadra-se no âmbito de um dos projetos da turma que está a ser desenvolvido pelas alunas números quatro, Ana Sofia Braga; cinco, Apolo Carinha; sete, Beatriz Frias e vinte, Leonor Pinheiro, intitulado “Projeto Canil”. 
   Já no local, os alunos foram divididos em dois grupos, de forma a que a visita decorresse de forma mais organizada e sem causar stress nos animais. Uma parte da turma foi acompanhada pela professora Cecília Ogando e pelo Professor Pedro Felipe e a outra metade foi acompanhada pela professora Fátima Vasconcelos, tendo usufruído de visitas guiadas e orientadas por membros da Instituição. 
  Os alunos observaram animais adotados pela associação: cães, gatos, uma ovelha, um burro, cabras, patos, galinhas e galos e ouviram as suas histórias, muitas delas, de abandono.
Foi-lhes dado a conhecer a história de vários cães como, por exemplo, a de um cão chamado Guli, que foi recolhido de uma Associação no “Dia do Animal”, depois do evento ter terminado e não ter sido adotado. Outro caso foi o de um cão chamado Linguiny, que deu entrada na LPDA, após ter sido atropelado, foi operado várias vezes e tem o seu queixo pequeno, tendo a sua língua sempre de fora.
   Os alunos e os professores conheceram, ainda, a diretora do recinto, Maria do Céu Sampaio, que transmitiu informações muito interessantes sobre a história do espaço e, de seguida, foram encaminhados para um “parque”, onde puderam contatar e brincar um pouco com a cadela, Brandie, que estava em processo de adoção e o cão, Linguiny. 
   Os alunos entregaram à Instituição os bens alimentares e outros bens que foram recolhidos numa Campanha realizada na Escola, no intuito de contribuir para ajudar a cuidar dos animais.
   Em 2022, estima-se que a Câmara Municipal de Oeiras conclua uma obra de construção de um espaço para a LPDA. 
   A visita de estudo foi muito enriquecedora para todos os intervenientes.  A obra desenvolvida pela LPDA é, de facto, muito meritória, os animais sentem-se acolhidos e protegidos até sentirem a alegria de uma adoção responsável.

Os alunos do 8º G.