ÚLTIMA HORA  

No âmbito da decisão do Conselho de Ministros e da comunicação pública do Sr. Primeiro Ministro que decorreu hoje, informa-se que a partir de amanhã 6a feira, dia 22 de janeiro de 2021, estarão interrompidas todas as atividades letivas e não
letivas das escolas do Agrupamento Ibn Mucana (incluindo AEC, AAAF e CAF/ATL), por um prazo de 15 dias.

( informação completa ) 

 

Encontro (digital) com a autora Isabel Minhós Martins

A partir das sessões de contos promovidas pela Professora Bibliotecária os alunos do 4º ano da Escola Básica Raul Lino descobriram vários tipos de livros. Os alunos ficaram empolgados com a sua diversidade, formatos diversos, diferentes materiais que os compunham, riqueza das ilustrações, etc.

Em sala de aula, as professoras lançaram um desafio aos alunos, que consistia na escrita de uma carta de agradecimento à criatividade e elogio aos autores, ilustradores e/ou editoras dos livros abordados nas aulas e nas sessões com a Biblioteca Escolar! Uma encarregada de educação de uma aluna, a propósito da comemoração dos 500 anos dos Correios, enviou selos comemorativos, que ajudaram na nossa atividade.
Os alunos escreveram as cartas, que após serem revistas foram enviadas, por correio, para os respetivos autores/ilustradores e/ou editoras.
Durante o processo de escrita da carta, e através de uma familiar de um aluno, surgiu a oportunidade de agendar um encontro com a autora Isabel Minhós Martins, da editora Planeta Tangerina, que foi uma das editoras para as quais os alunos escreveram.
A autora Isabel Minhós Martins aceitou o desafio para uma videoconferência, através da plataforma zoom, no dia 17 de novembro de 2020, pelas 11 horas. Os alunos colocaram questões enviadas para a autora antecipadamente.
Durante a sessão, a autora contou a história "Cem sementes que voaram"; explicou todo o processo criativo, a criação da editora Planeta Tangerina e o seu percurso como escritora e editora. Depois, leu as perguntas e respondeu com toda a amabilidade.
Entretanto, têm chegado cartas de editoras a congratular-nos por esta iniciativa!