Provas de Avaliação Externa

  • Prazos de inscrição para Provas do Ensino Básico e para Provas e Exames do Ensino Secundário (Clicar AQUI)
     
  • PIEPE - Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (Período de inscrição, 1.ª Fase: de 6 a 19 de março de 2026)(Clicar AQUI) NOVO (05.03.2026)

 

Preparar o Digit@l - Calendário das Provas Ensaio

Conforme o comunicado do MECI de 06/02/2026, as Provas-Ensaio foram reagendadas para abril. Esta decisão decorre da situação de calamidade que "causou danos nas infraestruturas escolares, nas comunicações e na rede elétrica", sendo necessário tempo para que todos possam "cuidar do seu bem-estar e retomar a normalidade". Mais se informa que as datas das provas ModA e das Provas Finais do Ensino Básico se mantêm inalteradas.

Provas Ensaio - Provas ModA

Provas Ensaio - Provas Finais 

Importante: 

  • As provas-ensaio são obrigatórias para todos os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos e realizam-se, em suporte digital.
    Cada prova-ensaio tem a duração de 45 minutos.
    A escola irá utilizar os resultados destas provas em sede de avaliação interna dos alunos.
    O EduQA disponibiliza provas digitais realizadas em anos anteriores. Sugere-se aos alunos que consultem estes recursos digitais para preparação das provas. AQUI

 

           Concurso de Fotografia Científica                                          #ibnsemtelemóveis                
                           (clicar na imagem)                                                             Cartaz criado por alunos do 9.ºD na disciplina de TIC

"Notícias" Magazibn

Debate com dois políticos: Eurodeputada Margarida Marques e deputado Miguel Costa Matos
No âmbito do Clube Europeu e do Projeto Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, e ainda na sequência da comemoração do Dia da Europa., realizou-se via zoom, no dia 19 de maio, um debate acerca do futuro da Europa após o covid19.

Estiveram presentes alunos e professores do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana. Nesta iniciativa, a eurodeputada Margarida Marques e o deputado Miguel Costa Matos, após uma breve introdução, durante cerca de uma hora foram respondendo às questões colocadas pelos alunos, estabelecendo-se um diálogo muito proveitoso e contribuindo com as suas respostas para o conhecimento de todos acerca das decisões tomadas na União Europeia e até da posição do governo português.

Segundo o aluno do 10º B David Volovei, “esta sessão foi muito interessante, falando-se de diversos temas, como as alterações climáticas, transição digital, saúde, vacinas, férias, economia, política internacional. Os deputados mostraram-nos que estamos a viver uma crise económica, sendo necessário que a União Europeia proteja os seus estados, pois todos se encontram numa fase delicada, já que as economias dos países estão interligadas e não podemos esquecer a crise anterior em 2007, 2008. É evidente a importância da solidariedade na União Europeia.
É certo que esta crise influenciou muito a liberdade das pessoas, no entanto, há que saber a Europa que queremos e nesta sessão tal ficou bem claro. Ambos nos deixaram uma mensagem de esperança em relação ao futuro, continuando disponíveis para futuros contactos e esclarecimentos.“