Prazos de Inscrição para as Provas de Avaliação Externa

  • Provas do ensino básico e para provas e exames do ensino secundário (Clicar AQUI) NOVO (23.02.2026)

 

Preparar o Digit@l - Calendário das Provas Ensaio

Conforme o comunicado do MECI de 06/02/2026, as Provas-Ensaio foram reagendadas para abril. Esta decisão decorre da situação de calamidade que "causou danos nas infraestruturas escolares, nas comunicações e na rede elétrica", sendo necessário tempo para que todos possam "cuidar do seu bem-estar e retomar a normalidade". Mais se informa que as datas das provas ModA e das Provas Finais do Ensino Básico se mantêm inalteradas.

Provas Ensaio - Provas ModANOVO (06.02.2026)

Provas Ensaio - Provas Finais NOVO (06.02.2026)

Importante: 

  • As provas-ensaio são obrigatórias para todos os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos e realizam-se, em suporte digital.
    Cada prova-ensaio tem a duração de 45 minutos.
    A escola irá utilizar os resultados destas provas em sede de avaliação interna dos alunos.
    O EduQA disponibiliza provas digitais realizadas em anos anteriores. Sugere-se aos alunos que consultem estes recursos digitais para preparação das provas. AQUI

 

           Concurso de Fotografia Científica                                          #ibnsemtelemóveis                
                           (clicar na imagem)                                                             Cartaz criado por alunos do 9.ºD na disciplina de TIC

jornal

No dia 5 de dezembro de 2024, o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana celebrou o Dia Internacional do Voluntário com diversas iniciativas, destacando-se a recolha de bens essenciais para apoiar as famílias mais carenciadas da comunidade escolar.

Na EBS Helena Cidade Moura, decorreu a Feira do Voluntariado, que contou com a participação de várias associações de voluntariado do nosso concelho, como Just a Change, Coração Amarelo, Corpo Nacional de Escutas, Ludoteca de Alcoitão, A.N.I.T.A., HELPO, Mundo a Sorrir, CASA e o Clube de Voluntariado da EBS Ibn Mucana.
Além destas atividades, realizaram-se duas palestras dirigidas aos alunos do ensino secundário. Uma foi dinamizada pela organização Refood e outra por duas bombeiras voluntárias, que são, respetivamente, professora e aluna do Agrupamento.
Paralelamente, toda a comunidade escolar foi convidada a participar na atividade “Ser voluntário é…”, deixando mensagens num mural especialmente preparado para o efeito, bem como a entoar o hino do Agrupamento durante o hastear da Bandeira Eco-Escolas.
A organização deste evento contou com a preciosa colaboração de vários alunos, membros do Clube de Voluntariado da EBS Ibn Mucana.