Prazos de Inscrição para as Provas de Avaliação Externa

  • Provas do ensino básico e para provas e exames do ensino secundário (Clicar AQUI) NOVO (23.02.2026)

 

Preparar o Digit@l - Calendário das Provas Ensaio

Conforme o comunicado do MECI de 06/02/2026, as Provas-Ensaio foram reagendadas para abril. Esta decisão decorre da situação de calamidade que "causou danos nas infraestruturas escolares, nas comunicações e na rede elétrica", sendo necessário tempo para que todos possam "cuidar do seu bem-estar e retomar a normalidade". Mais se informa que as datas das provas ModA e das Provas Finais do Ensino Básico se mantêm inalteradas.

Provas Ensaio - Provas ModANOVO (06.02.2026)

Provas Ensaio - Provas Finais NOVO (06.02.2026)

Importante: 

  • As provas-ensaio são obrigatórias para todos os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos e realizam-se, em suporte digital.
    Cada prova-ensaio tem a duração de 45 minutos.
    A escola irá utilizar os resultados destas provas em sede de avaliação interna dos alunos.
    O EduQA disponibiliza provas digitais realizadas em anos anteriores. Sugere-se aos alunos que consultem estes recursos digitais para preparação das provas. AQUI

 

           Concurso de Fotografia Científica                                          #ibnsemtelemóveis                
                           (clicar na imagem)                                                             Cartaz criado por alunos do 9.ºD na disciplina de TIC

jornal

Das atividades realizadas durante o 1º semestre pelos alunos do 10ºB, destaca-se a exposição na biblioteca “A comunicação antes e depois do 25 de Abril”, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento  e de Filosofia, integradas na AFC - Ventos de Liberdade. Foram utilizados exemplos dos meios de comunicação antigos e atuais, como a rádio, telefone, jornal, televisão e carta.

A exposição fica patente ainda no início do 2º semestre para ser explorada por grupos de alunos, uma vez que visa refletir sobre a importância e o direito da comunicação e como esta foi evoluindo ao longo da história.
(Iasmyn Santos 11ºG, aluna bibliotecária)