jornal

No âmbito do Concurso Nacional Jeanne du Barry - A Favorita do Rei, que decorreu no mês de novembro, a equipa escolaspt.pt, solicitou aos alunos do terceiro ciclo e do ensino secundário que elaborassem um elogio, em francês, ao rei Louis XV, o bem amado, assumindo o papel de Jeanne du Barry.

O filme foi inspirado na vida de Jeanne Bécu, que nasceu como filha ilegítima de uma costureira pobre e subiu à corte de Luís XV para se tornar na sua última amante oficial. A cortesã viveu um relacionamento escandaloso na corte de Versailles com o rei Luís XV. Como Condessa du Barry, Jeanne foi oficialmente apresentada ao Rei, que se apaixonou perdidamente por ela. Em 1769 foi incluída na Corte, gerando escândalo, inveja e animosidade. Uma mulher que conseguiu superar todos os obstáculos, menos o julgamento da sociedade.
A turma do 11º G da Escola Secundária Helena Cidade Moura aceitou o desafio e num trabalho de equipa entre Alunos, Professora de francês, e os Encarregados de Educação, realizaram-se diversos elogios em francês, onde não faltou o empenho e a dedicação de todos! 
Foi com grande alegria que a Escola recebeu a notícia que a aluna Maria Inês Fonseca (11ºG)  tinha sido a vencedora do passatempo, na categoria do Ensino Secundário.
Assim, no dia 14 de novembro, as turmas dos 8ºL e 11ºG, na companhia da Professora de Francês, deslocaram-se ao cinema NOS, em Alcabideche, para assistir à estreia do filme "Jeanne du Barry - A Favortia do Rei".

Obrigada, Inês pelo teu empenho!