jornal

Entre os dias 10 e 16 de julho, no âmbito do Projeto Erasmus +, as professoras Carmen Lourenço, Célia Magro e Sara Alves frequentaram o curso 21stCentury Skills for Students and Teachers, na escola de línguas Molinos de Viento, na bonita e peculiar cidade de Amesterdão. 

Estando a nossa sociedade em constante mudança, mudança essa cada vez mais rápida e exigente, os alunos parecem estar cada vez menos motivados para aprender conteúdos e mais carentes de habilidades para a construção dos seus projetos de vida e carreiras profissionais. Ao mesmo tempo, os professores sentem que carecem de ferramentas eficazes para educar os alunos de hoje e para lidar com os currículos escolares. Este curso orientou os participantes a encontrar um “compromisso” entre as exigências da escola, as motivações dos alunos e a necessidade de desenvolver as suas competências.
Os participantes indagaram como as teorias podem ser conectadas à vida real, como o conhecimento é incorporado em competências amplas, bem como o que “competência” deve significar no domínio educacional. Foram também explorados recursos, exemplos, prós e contras das várias metodologias de ensino.
As professoras envolveram-se em muitas atividades práticas para planear aulas numa ótica de task-based learning , aprendizagens baseadas em projetos e sala de aula invertida, bem como avaliar os alunos durante o processo de aprendizagem com o uso de rubricas. 
No final do curso, as professoras sentiram-se mais familiarizadas com o conceito de competências na educação atual, sentiram-se mais criativas ao descobrir soluções personalizadas e, principalmente, com muita vontade de aplicar tudo o que aprenderam com os seus alunos, tornando as aprendizagens mais relevantes, significativas e úteis. Para finalizar, as professoras não podem deixar de referir o extraordinário ambiente saudável do grupo que frequentou este curso, graças à competência e dedicação do professor Jarek Sacharski.