jornal

Entre os dias 22 e 26 de maio, no âmbito do projeto Erasmus +, um grupo de 14 alunos das turmas D e F, acompanhados pelas professoras Luísa Correia e Tânia Santos, participaram na mobilidade de grupo ao Istituto di Istruzione Secondaria Superiore Archimede, em Rosolini, na Sicília.

Este projeto teve como tema a sustentabilidade ambiental e os alunos realizaram trabalhos de grupo sobre esta temática. Participaram, ainda, nos workshops “Cooking Lab” e “Green Future” e em atividades desportivas. Os workshops permitiram conhecer melhor a realidade da região visitada e estabelecer relações com os seus pares.

Os alunos tiveram também oportunidade de visitar os centros históricos de Noto, Taormina e Siracusa. Na localidade de Noto salienta-se a arquitetura marcadamente barroca. Em Taormina respira-se História com particular destaque para o Teatro Grego, construído no século III a.C. Foi reestruturado pelos romanos posteriormente, no século II d.C. É o segundo maior teatro grego não só da Sicília, como da Itália (depois do de Siracusa). Este local beneficia de uma esplendorosa vista para o mar Jónico e para o vulcão Etna. Em Siracusa visitamos o parque arqueológico de Néapolis de onde se destaca o Anfiteatro Romano e o Teatro Grego e a Ilha de Ortigia onde se encontram alguns dos principais monumentos.

Os alunos foram recebidos pelo Presidente da Câmara que fez uma descrição sobre as características do município e presenteou-nos com uma série de fotografias que retratam alguns dos principais marcos da cidade.

Esta mobilidade foi muito enriquecedora, porque proporcionou o contacto com uma realidade cultural diferente e permitiu desenvolver nos alunos competências como a autonomia, responsabilidade e cooperação. Foi também uma oportunidade para aprofundar as relações entre pares.