Prazos de Inscrição para as Provas de Avaliação Externa

  • Provas do ensino básico e para provas e exames do ensino secundário (Clicar AQUI) NOVO (23.02.2026)

 

Preparar o Digit@l - Calendário das Provas Ensaio

Conforme o comunicado do MECI de 06/02/2026, as Provas-Ensaio foram reagendadas para abril. Esta decisão decorre da situação de calamidade que "causou danos nas infraestruturas escolares, nas comunicações e na rede elétrica", sendo necessário tempo para que todos possam "cuidar do seu bem-estar e retomar a normalidade". Mais se informa que as datas das provas ModA e das Provas Finais do Ensino Básico se mantêm inalteradas.

Provas Ensaio - Provas ModANOVO (06.02.2026)

Provas Ensaio - Provas Finais NOVO (06.02.2026)

Importante: 

  • As provas-ensaio são obrigatórias para todos os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos e realizam-se, em suporte digital.
    Cada prova-ensaio tem a duração de 45 minutos.
    A escola irá utilizar os resultados destas provas em sede de avaliação interna dos alunos.
    O EduQA disponibiliza provas digitais realizadas em anos anteriores. Sugere-se aos alunos que consultem estes recursos digitais para preparação das provas. AQUI

 

           Concurso de Fotografia Científica                                          #ibnsemtelemóveis                
                           (clicar na imagem)                                                             Cartaz criado por alunos do 9.ºD na disciplina de TIC

jornal

Na tarde do dia 4 de abril de 2022, alunos do 11ºA realizaram um workshop no âmbito da Semana do Patrono. O objetivo era fazer desodorizante e detergente para a roupa, promovendo a poupança de produtos descartáveis e prejudiciais para o ambiente, utilizando recipientes reciclados.

Este workshop decorreu na Escola Básica e Secundária de Alcabideche integrado no projeto “Faz ECO... com a Ibn”. Para quem queira tentar fazer estes detergentes e desodorizantes em casa, aqui ficam as receitas de:

Detergente líquido para a roupa:

  • 2 sabonetes + 3 litros de água (por ao lume para derreter)
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 50 ml de ácool a 96%

Não colocar o álcool e o bicarbonato com a mistura quente

Desodorizante:

  • 1/3 de chávena de farinha maizena
  •  1/2 chávena de óleo de coco
  • aromatizante
  • 1 colher e meia de bicarbonato de sódio
  • Misturar bem e homogeneizar