jornal

No dia 15 de dezembro, última semana do primeiro período, na Casa das Artes, ocorreu a cerimónia do hastear da Bandeira Eco-Escolas. Orientada pelas professoras Ana Macedo e Lurdes Martins e apresentada pelos alunos Leonor e Sebastião, da turma 9°G, abrangeu diversas atividades inseridas no âmbito da sustentabilidade ambiental.
Vídeos de caráter informativo e acessível, realizados pelos alunos das turmas 10°A e 12°B, introduziram a celebração. Através de conceitos e exemplos claros, providenciaram o essencial para calcular a nossa pegada ecológica e deu-se a conhecer ao público os requisitos necessários a um consumidor sustentável.
Seguiu-se a recitação pelos Delegados do Ambiente do 9°G do Hino Eco-Escolas. Finda esta declamação com o inspirador refrão “Somos Eco-Escolas Ibn/E temos de nos unir! /Salvar o ambiente/E o planeta fazer sorrir!”, os Delegados do Ambiente da turma 9ºF procederam à leitura de textos elaborados pelos mesmos, no âmbito das disciplinas de Português e de Físico-Química. De um modo geral, apelavam à sustentabilidade ambiental utilizando como recurso conceitos aprendidos nas aulas relativos ao movimento.
De seguida, procedeu-se à finalização da decoração da nossa eco-árvore de Natal. Os alunos das turmas 8ºE, 9ºF e G elaboraram frases apelativas que versavam as razões pelas quais nós somos Eco-Escolas.
Convidada ao palco a Exma. Sra. Dra. Teresa Lopes, Diretora do nosso Agrupamento, iniciou-se a entrega de certificados das menções honrosas atribuídas no ano passado e do diploma de Eco-Agrupamento, o certificado que reconhece o esforço e empenho do conjunto das nossas seis escolas.
O hino do agrupamento – cantado pelos alunos do clube de música acompanhados pela Professora Rosário Correia – concluiu a cerimónia no interior. Enquanto ecoavam os últimos “é a liberdade”, já os aplausos ressoavam no auditório, esmorecendo à medida que a plateia se dirigia ao exterior. Uma vez lá, teve lugar o hasteamento da Bandeira Eco-Escolas na Sede e no Pólo Secundário. Ao passo que alguns alunos se dedicavam a essa honra, outros proclamavam slogans significativos que apelavam às atitudes e escolhas conducentes a um desenvolvimento sustentável.
Esta cerimónia não só entreteve o público com as suas atividades relacionadas com o ambiente e a sua sustentabilidade, como também elucidou os presentes relativamente a este assunto de importância colossal. Afinal, está nas nossas mãos salvar o planeta!
Estrela Noronha e Rute Nogueira,
Delegadas do Ambiente da turma 9ºG
Aqui ficam algumas imagens e um vídeo com os momentos mais significativos da cerimónia.
 
Para assitir ao vídeo clique na imagem do lado esquerdo.