VOTE no projeto do 8ºABL, do concurso nacional "25 de abril, um Projeto de Liberdade" 
Para deixar o seu voto, basta clicar AQUI: e votar até ao dia 28 de abril!
 
 

 

Os alunos do 9ºA, acompanhados pelas professoras Isabel Costa e Rosário Valente, participaram no  Ciclo “Ver, Ouvir e Debater Saúde Mental”, que decorreu no âmbito da comemoração, a 10 de Outubro, do Dia Mundial da Saúde Mental.

Esta atividade foi promovida da Plataforma Saúde na Escola a Câmara Municipal de Cascais e teve como objetivo, contribuir para o reforço de informação sobre questões associadas à Saúde Mental, na perspetiva da educação para a saúde, tendo em vista a adoção de comportamentos e atitudes informadas e conscientes.
Assim, foi exibido o episódio da série Black Mirror (Netflix), Nosedive, que retrata o fenómeno das redes sociais e a sobrevalorização que os adolescentes (e adultos) dão aos “likes” que recebem pelas suas publicações. 
 O filme foi seguido de um debate com a participação de um painel de especialistas de entidades  com intervenção reconhecida na área da Saude Mental, nomeadamente médicos, psicólogos e enfermeiros do Hospital de Cascais Dr. José de Almeida,  Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e Equipa Comunitária de Cascais) e do Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais - ACES de Cascais.
Neste debate os jovens levantaram algumas questões:
• O valor da amizade “real” e “virtual”
• Aspectos positivos da tecnologia (manter contacto com amigos e familiares que estão longe) e negativos (já muitos de nós não falam “cara a cara”, criamos relações “falsas”)
• O novo fenómeno da “Moeda/Crédito Social” (algo que procuramos para nos autovalorizarmos (os conhecidos “likes”). Será que já não conseguimos viver sem este tipo de “aprovação”?
• Os “likes” funcionam como neurotransmissor positivo (dopamina), que nos dão uma sensação de bem-estar. Podemos ficar viciados!?
• Ser ou Ter? Haverá algo que substitua a relação pessoal? O que é mais importante o abraço ou o “like”?
• Vivemos o imediato… A opinião pública conta mais que a realidade!?
• O uso da tecnologia cria dependência!
• A dependência da tecnologia provoca perda de competência social (existem muitos adolescentes que já não conseguem socializar com os seus amigos ou familiares e recorrem a ajuda de técnicos em saúde mental)
• Sem tecnologia ficamos mais “despertos” para as situações mais simples da vida, mas significativas para o crescimento pessoal 


 
O episódio Nosedive está disponível na Netflix.

Deixamos aqui um pequeno resumo:
Usando implantes oculares e dispositivos móveis, as pessoas classificam suas interações realizadas online e pessoalmente numa escala de cinco estrelas. Este sistema cultiva relações falsas, pois a classificação de uma pessoa afeta significativamente seu status socioeconómico. Lacie é uma jovem atualmente avaliada com 4.2 e entusiasmada para adquirir auto-aperfeiçoamento. 
Para obter um desconto na aquisição de um apartamento de luxo, Lacie tem de alcançar uma avaliação de 4.5. Assim, Lacie tenta ganhar a admiração de pessoas altamente avaliadas, uma vez que estas têm maior impacto nas pontuações. 
A grande oportunidade de alcançar rapidamente a avaliação de 4.5 surge, quando uma amiga de escola, Naomi, pede para Lacie ser dama de honra no seu casamento, com muitos convidados altamente avaliados. 
Após uma série de contratempos no caminho do casamento, que fazem as suas avaliações caírem, Naomi liga para Lacie e diz que ela já não poderá assistir ao seu casamento (uma fez que a pontuação é demasiado baixa). 
Irritada, Lacie consegue chegar ao copo de água e, alcançando o microfone, decide discursar sobre Naomi e a forma como esta a usou ao longo da sua vida. 
Os convidados avaliam-na negativamente, fazendo com que sua avaliação caia para zero. Ela fica perigosamente perturbada e os seguranças tiram-na do local. 
Lacie é presa e a tecnologia que suporta o sistema de avaliação é removida dos seus olhos. Finalmente Lacie sente-se livre e termina a discutir com outro “prisioneiro” sem se preocuparem com as “avaliações” das outras pessoas. 

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Nosedive_(Black_Mirror) 
Para aprofudar este tema: https://observador.pt/opiniao/nosedive/

 

Destaques do Magazibn

  • No âmbito do Programa Cascais Seguro 2024, decorreu na nossa escola, no dia 10 de abril, a atividade “Floresta Segura”, dinamizada em parceria pela Proteção Civil, GNR e Corpo de Bombeiros de Alcabideche, e que envolveu as turmas de 5º e 6º anos.

    Continuar...
  • Mais uma vez a nossa Escola foi a responsável pela organização e enquadramento da 2ª prova de Surf do Desporto Escolar no passado dia 15 de abril.

    Continuar...
  • Dias 13 de março e 17 de abril de 2024, os alunos do 5ºA da Ibn Mucana, acompanhados da Diretora de Turma,Professora Elsa Boinas e da Professora de Português, Sofia Neves, visitaram o Museu Condes de Castro 
    Guimarães, no âmbito da disciplina de Educação Visual (Professora Leonor Irra) e do Programa “Envolve-te”.

    Continuar...
  • No âmbito do concurso nacional "25 de abril, um Projeto de Liberdade", dinamizado pela Escola Virtual, os alunos das turmas A, B e L do 8º ano, realizaram um vídeo onde mergulhamos na história vibrante e libertadora da Revolução dos Cravos.

    Continuar...
  • Inserida na II Mostra Cultural, realizou-se no dia 19 de abril, na Escola EBSHelena Cidade Moura, uma sessão com o ilustrador e artista plástico, João Vaz de Carvalho. Continuar...
  • No âmbito do projeto Erasmus+ " History and Physics projects 2024", que decorre entre 17 e 21 de abril, dez alunos acompanhados pelas professoras Dalila Chumbinho, Rosário Valente e Teresa Lopes encontraram-se se na Koç School, em Istambul.

    Continuar...
  • Alguns alunos do 7.ºF, com a colaboração da professora Margarida Carvalho, dinamizaram o projeto Física Divertida, integrado na Semana do Patrono e com o objetivo de despertar a curiosidade e interesse pelo estudo da Física.

    Assista AQUI às imagens.

  • Dia 27 de março, durante a Semana do Patrono, alguns alunos da turma 8ºJ e da turma 10ºC, foram inaugurar a InovaSala (Sala de Inovação Educativa). Esta sala, diferente das outras, encontra-se no pavilhão A.

    Continuar...
  • Na semana do Patrono realizámos uma atividade, “Different Art”. Esta atividade foi feita devido às acessibilidades, para os alunos do 5º e 6º anos. Pretendiamos dar a conhecer um pouco sobre a vida das pessoas com dificuldades e incapacidades, trabalho que realizamos no projeto de Equipa Educativa 8HIJ, duranto o 1º semestre no âmbito da parceria com a Associação Salvador.

    Continuar...
  • Olá! Eu sou o Afonso e sou líder digital do 5ºB.
    Durante a Semana do Patrono registei alguns dos momentos fantásticos das atividades em que eu, e os meus colegas, participamos ao longo destes três dias.

    Continuar...
  • Durante a Semana do Patrono os alunos do 11ºB estiveram a participar na atividade artística "Portas para a Ciência", na qual os alunos das turmas do Curso de Ciências e Tecnologias pintaram as portas do laboratório.

    Continuar...
  • Os alunos de Português de Língua Não Materna (PLNM) da professora Ana Fragoso, aceitaram o desafio para conhecerem a vida e a obra do nosso patrono, o poeta Ibn Mucana. AQUI ficam alguns desses trabalhos.

  • As alunas Leonor e Rafaela, do 9ºB. fizeram uma pequena reportagem do 1º dia da emana do patrono. Cilique AQUI para assistir.

  • A Semana do Patrono foi celebrada, na Escola Básica Raul Lino, com atividades culturais, artísticas, desportivas e lúdicas muito diversificadas, significativas e divertidas! Memórias positivas que encheram o coração de todos!

    Continuar...