Destaques do "Magazibn"

  • No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma 6°A dinamizaram um Projeto de Voluntariado “Geração A - Agora os outros!”

    Continuar...
  • No seguimento da nossa participação no Grupo de Trabalho do Uso Devido do Medicamento divulgo o Concurso de Criatividade do Projeto Geração Saudável, dada a sua premência para a comunidade educativa no âmbito da educação e promoção para a saúde:

    Continuar...
  • Personalidade vibrante, criativa e cativante… em duas palavras: Nuno Caravela!
    Ontem, na biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, o ilustrador e escritor apresentou "o bando das cavernas" , um grupo muito divertido de jovens que vivem num passado distante e com vivências modernas. 

    Continuar...
  • Os alunos da EBFTL,  nas atividades de Biblioteca, estão a elaborar trabalhos a partir dos livros de Filipa Leandro, mo âmbito do projeto de escola “À descoberta dos mares e oceanos”.

    Continuar...
  • A turma do 1.º C da EB/ JI Raul Lino participou na atividade GINASTICAR. A atividade promoveu o desenvolvimento físico e motor e assegurou a aprendizagem de um conjunto de aquisições motors básicas e de um conjunto de habilidades gímnicas. 

    Continuar...
  • No âmbito do estudo da poesia de Fernando Pessoa ortónimo, foi solicitado aos alunos que escrevessem um texto reflexivo, de autoanálise, subordinado ao título “Quem sou eu?”, pergunta que poderia estar na origem de muitos poemas analisados em aula. Seguem, então, dois dos textos produzidos.

    Continuar...
  • No passado dia 28 de novembro teve lugar o Corta-Mato da nossa Escola, evento que contou com 462 participantes, do 3º ao 12º ano, em representação de todas as Escolas do Agrupamento. Continuar...
  • A  Biblioteca da EBFTL fez, nos intervalos, a figura do Chi’lin do livro Missão Impossível, obra a concurso no 1º ciclo.

    Continuar...
  • Os alunos das turmas 5ºD, 6ºE, 7ºG e 8ºE, divididos em 8 turnos, realizaram as provas de literacia – Matemática, Científica,  Leitura e Inglês – participando, assim, na 4ª edição desde Concurso nacional, promovido pela Porto Editora. Aguardam-se os resultados, dos quais sairão os representantes da EBSIM na fase regional.

  • Na EB/ JI Raul Lino houve a apresentação do livro: "O Planeta Limpo de Filipe Pinto". O livro aborda o impacto negativo das más ações humanas na existência e na sobrevivência de todos os seres vivos.

    Continuar...
  • Quem quer boas e quentes, quentinhas?

    Para comemorar o Magusto os alunos da EB/ JI Raul Lino reciclaram os pacotes de leite escolar e elaboraram "cartuchos" originais para colocarem as castanhas assadas. 

    Continuar...
  • Realizou-se no passado dia 28 de novembro, na praia de São Pedro do Estoril, a II Ação de Formação de Segurança no Surfing, destinada a Professores com Grupos/Equipa do Desporto Escolar nesta modalidade.

    Continuar...
  • Na semana de 26 a 30 de novembro comemorou-se a Semana da Cultura Científica no nosso agrupamento, com a exposição de trabalhos de alunos no átrio da biblioteca. 

    Continuar...
  • No dia 28 de novembro, os alunos do 9.º ano das turmas A e B assistiram à representação do Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, no Mosteiro dos Jerónimos.

    Continuar...

Padrinhos Ibn Mucana

Sermos padrinhos do 5ºano, e assim podermos ajudar os novos alunos, está a ser uma experiência única! 
Há seis anos atrás vivemos a mesma experiência que os nossos afilhados estão agora a vivenciar ..

e por isso compreendemos a necessidade de apoio e de orientação nos primeiros tempos na nova escola, para que se possam sentir integrados nesta nova comunidade escolar que tanto difere da qual a que estavam familiarizados no primeiro ciclo. Eles procuram a nossa ajuda, tal como nós também a procurámos, e nós estamos lá para os apoiar, assim como há alguns anos atrás outros também o fizeram por nós.
 Assim como nós acolhemos a turma, a própria turma acolheu-nos a nós, havendo por isso uma reciprocidade no que toca à vontade de se estabelecer uma relação entre os padrinhos e os afilhados. Isto facilita-nos imenso a tarefa de envolvermos os novos alunos no ambiente em que iram não só aprender, mas também formar-se enquanto cidadãos ponderados e ativos, e nunca esquecendo os bons momentos lúdicos que a escola lhes irá proporcionar. Terem um par de amigos em que confiem e que os apoiem em tudo o que for preciso, que os oiçam acerca não só dos seus problemas escolares, mas também sobre os seus problemas pessoais, e que estejam dispostos a responder a todas as suas questões acerca da nova escola: é para tudo isto que nós, padrinhos, cá estamos. Eles precisam de um exemplo, precisam de alunos mais velhos com os quais se sintam à vontade para exporem todas as suas dificuldades e que os ajudem a ultrapassá-las. Precisam de “copiar” estes alunos mais velhos, mais ou menos como fazem com as soluções do Caderno de Atividades de Matemática! Precisam de nós para se sentirem maiores e importantes, nesta nova escola na qual são os mais pequenos e os que se sentem mais perdidos neste novo ambiente escolar.
 É incrível podermos acompanhar os "pequeninos" nesta nova fase das suas vidas, que lhes permitirá abrir portas para que descubram o seu lugar na sociedade e a sua verdadeira vocação. Quando olhamos para os nossos afilhados, vemo-nos muitas vezes a nós próprios, identificamo-nos com a visão que têm do mundo que os rodeia, pois também nós já a tivemos. Por isso é, para nós, uma grande alegria podermos ajudar os nossos afilhados sempre que precisarem, para que se possam sentir parte da grande família da nossa escola.

Beatriz Vila e Luís Vila-Lobos do 11ºB

Concurso de Criatividade

A Geração Saudável é um Projeto de Educação e Promoção para a Saúde desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos (OF), desde 2012. No ano letivo 2017/2018, o Projeto esteve presente em oitenta e cinco escolas de todo o país, formando aproximadamente quinze mil e duzentos alunos, seiscentos e cinquenta professores e mais de duas mil e quinhentas pessoas entre profissionais de saúde, familiares e população em geral.

Assim, e no seguimento, o projeto Geração Saudável promove a realização do II Concurso de Criatividade, um concurso nas categorias Artes Plásticas e Escrita, a decorrer até ao dia 31 de janeiro de 2019.