Sermos padrinhos do 5ºano, e assim podermos ajudar os novos alunos, está a ser uma experiência única!
Há seis anos atrás vivemos a mesma experiência que os nossos afilhados estão agora a vivenciar ..
e por isso compreendemos a necessidade de apoio e de orientação nos primeiros tempos na nova escola, para que se possam sentir integrados nesta nova comunidade escolar que tanto difere da qual a que estavam familiarizados no primeiro ciclo. Eles procuram a nossa ajuda, tal como nós também a procurámos, e nós estamos lá para os apoiar, assim como há alguns anos atrás outros também o fizeram por nós.
Assim como nós acolhemos a turma, a própria turma acolheu-nos a nós, havendo por isso uma reciprocidade no que toca à vontade de se estabelecer uma relação entre os padrinhos e os afilhados. Isto facilita-nos imenso a tarefa de envolvermos os novos alunos no ambiente em que iram não só aprender, mas também formar-se enquanto cidadãos ponderados e ativos, e nunca esquecendo os bons momentos lúdicos que a escola lhes irá proporcionar. Terem um par de amigos em que confiem e que os apoiem em tudo o que for preciso, que os oiçam acerca não só dos seus problemas escolares, mas também sobre os seus problemas pessoais, e que estejam dispostos a responder a todas as suas questões acerca da nova escola: é para tudo isto que nós, padrinhos, cá estamos. Eles precisam de um exemplo, precisam de alunos mais velhos com os quais se sintam à vontade para exporem todas as suas dificuldades e que os ajudem a ultrapassá-las. Precisam de “copiar” estes alunos mais velhos, mais ou menos como fazem com as soluções do Caderno de Atividades de Matemática! Precisam de nós para se sentirem maiores e importantes, nesta nova escola na qual são os mais pequenos e os que se sentem mais perdidos neste novo ambiente escolar.
É incrível podermos acompanhar os "pequeninos" nesta nova fase das suas vidas, que lhes permitirá abrir portas para que descubram o seu lugar na sociedade e a sua verdadeira vocação. Quando olhamos para os nossos afilhados, vemo-nos muitas vezes a nós próprios, identificamo-nos com a visão que têm do mundo que os rodeia, pois também nós já a tivemos. Por isso é, para nós, uma grande alegria podermos ajudar os nossos afilhados sempre que precisarem, para que se possam sentir parte da grande família da nossa escola.
Beatriz Vila e Luís Vila-Lobos do 11ºB














Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!

No dia 7 de novembro cinco alunos do 9.ºF, Lúcia Fialho, Madalena Gomes, Mariana Gomes, Rodrigo Jorge e Stela Madureira, participaram na competição internacional de Física Náboj, no Instituto Superior Técnico, acompanhados pela professora Margarida Carvalho e a Encarregada de educação de duas alunas.
O mês de outubro na EB Fausto Cardoso Figueiredo!
Mais uma vez as escolas do Agrupamento participaram dia 5 de novembro no exercício público A Terra Treme, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com o objetivo de alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Os alunos das turmas D, E e H, do 10º ano participaram no programa Scholas Cidadania, uma iniciativa do Papa Francisco e que em Portugal, tem sede em Cascais.
Nos dias 25 e 26 de outubro as docentes de FQ Josina Filipe e Margarida Carvalho participaram no Festival Nacional Science on Stage 2025, no Polo de Oeiras do IST (Taguspark), no âmbito do projeto do NUCLIO “Práticas Inspiradoras no Ensino das Ciências – 2025”, com o projeto “Ciência de Palmo e Meio”. Para saber mais,clique 
