AVISO 
Estando prevista uma greve da função pública para o próximo dia 15 de fevereiro, sexta-feira, deverão os Encarregados de Educação confirmar, junto das instalações, se a escola se encontra a funcionar .

Alcabideche, 14 de fevereiro de 2019

A Diretora
Maria Teresa de Matos Lopes

Padrinhos Ibn Mucana

Sermos padrinhos do 5ºano, e assim podermos ajudar os novos alunos, está a ser uma experiência única! 
Há seis anos atrás vivemos a mesma experiência que os nossos afilhados estão agora a vivenciar ..

e por isso compreendemos a necessidade de apoio e de orientação nos primeiros tempos na nova escola, para que se possam sentir integrados nesta nova comunidade escolar que tanto difere da qual a que estavam familiarizados no primeiro ciclo. Eles procuram a nossa ajuda, tal como nós também a procurámos, e nós estamos lá para os apoiar, assim como há alguns anos atrás outros também o fizeram por nós.
 Assim como nós acolhemos a turma, a própria turma acolheu-nos a nós, havendo por isso uma reciprocidade no que toca à vontade de se estabelecer uma relação entre os padrinhos e os afilhados. Isto facilita-nos imenso a tarefa de envolvermos os novos alunos no ambiente em que iram não só aprender, mas também formar-se enquanto cidadãos ponderados e ativos, e nunca esquecendo os bons momentos lúdicos que a escola lhes irá proporcionar. Terem um par de amigos em que confiem e que os apoiem em tudo o que for preciso, que os oiçam acerca não só dos seus problemas escolares, mas também sobre os seus problemas pessoais, e que estejam dispostos a responder a todas as suas questões acerca da nova escola: é para tudo isto que nós, padrinhos, cá estamos. Eles precisam de um exemplo, precisam de alunos mais velhos com os quais se sintam à vontade para exporem todas as suas dificuldades e que os ajudem a ultrapassá-las. Precisam de “copiar” estes alunos mais velhos, mais ou menos como fazem com as soluções do Caderno de Atividades de Matemática! Precisam de nós para se sentirem maiores e importantes, nesta nova escola na qual são os mais pequenos e os que se sentem mais perdidos neste novo ambiente escolar.
 É incrível podermos acompanhar os "pequeninos" nesta nova fase das suas vidas, que lhes permitirá abrir portas para que descubram o seu lugar na sociedade e a sua verdadeira vocação. Quando olhamos para os nossos afilhados, vemo-nos muitas vezes a nós próprios, identificamo-nos com a visão que têm do mundo que os rodeia, pois também nós já a tivemos. Por isso é, para nós, uma grande alegria podermos ajudar os nossos afilhados sempre que precisarem, para que se possam sentir parte da grande família da nossa escola.

Beatriz Vila e Luís Vila-Lobos do 11ºB

Destaques do "Magazibn"

  • No passado dia 5 de fevereiro um encarregado de educação do 1ºA, de sua profissão pasteleiro, veio a EB Fausto Cardoso de Figueiredo confecionar Bolachinhas com os alunos do 1ºA e 4ºA.

    Continuar...
  • Os alunos da EB Fernando Teixeira Lopes receberam a escritora Filipa Leandro durante toda a manhã do dia 5 de fevereiro de 2019.

    Continuar...
  • No passado dia um de fevereiro, na presença do ministro da educação e da sua comitiva, os alunos do 9º e 11º ano apresentaram os trabalhos, até então já realizados, no âmbito do projeto: “Abril Hoje”.

    Continuar...
  • A turma do 4ºA participou na atividade dinamizada pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), no âmbito do "Projeto Crescer Saudável".

    Continuar...
  • Os alunos do 8ºC, acompanhados  pela sua professora de Físico-Química, Rosário Valente, foram visitar a Exposição da Escola Superior de  Saúde de Alcoitão no dia 8 de fevereiro, na Biblioteca Escolar da EBS Ibn Mucana.

    Continuar...
  • Foi no passado dia 5 de fevereiro que as turmas C e D do 9º ano se deslocaram ao Mosteiro dos Jerónimos para assistir à dramatização d’ “O Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente.

    Continuar...
  • O Projeto Ciência de Palmo e Meio continua, pelo terceiro ano consecutivo, a ser realizado nas escolas do 1º Ciclo do nosso Agrupamento. Este período, na EB FCF os alunos já realizaram experiências com a água e ficaram maravilhados com as suas descobertas.

    Continuar...
  • No âmbito do "Projeto Crescer Saudável-Vitamimos" foi dinamizada na EB  Fausto Cardosos Figueiredo a confeção de um lanche saudável, especificamente, uma barra de cereais e sumos naturais. Os alunos descobriram que é possível fazerem o seu próprio lanche, com ingredientes saudáveis e apetecíveis!

    Continuar...
  • 3 Ouros, 1 Prata e 3 Bronzes foi o resultado final da equipa de Esgrima da Ibn Mucana em mais uma prova do quadro competitivo do Desporto Escolar.
    Na Escola Secundária José Cardos Pires em Loures, foram 8 os representantes do nosso Agrupamento.

    Continuar...
  • No passado dia 1 de fevereiro de 2019 recebemos na escola a visita do , a convite da Psicóloga Luisa Humanes (Projeto de Educação para a Saúde) para uma palestra sobre empreendedorismo.

    Continuar...
  • No passado dia 28 de janeiro, a nossa escola recebeu no C.R.E. ex-alunos, atuais alunos universitários, que vieram partilhar as suas experiências com alunos do 11º ano das turmas A, B, E e F.

    Continuar...
  • Estão de Parabéns os finalistas da fase de escola do Concurso Nacional de Leitura  2018-2019 e que assim passam para a fase municipal a realizar no dia 15 de fevereiro 2019:

    Continuar...
  • Na Biblioteca da EBSIM, de 4 a 8 de fevereiro, exposição de materiais dos cursos de Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde de Alcoitão.

    Continuar...
  • Decorreu no dia 23 de Janeiro de tarde  nas Piscinas da Aboboda mais um encontro de Nataçao do Desporto Escolar.

    Continuar...