"Notícias" Magazibn

Durante o mês de novembro, numa parceria entre o Programa de Capacitação Juvenil da Divisão da Juventude, da Câmara Municipal de Cascais e a DNA, os alunos da turma D, do 11ºano do Curso de Ciências Socioeconómicas, tiveram oportunidade de participarem numa ação de Literacia Financeira. Esta ação teve como principais objetivos: compreender o que é “empreendedorismo”; a importância da organização financeira e identificar as diferenças entre salário líquido e bruto, os elementos de um recibo de vencimento, elementos e fatores decisivos na tomada de decisão, entre outros aspetos.
Foram entregues fichas que os alunos tiveram de preencher a partir da sua reflexão individual ou em grupo o que tornou a sessão mais interativa devido à partilha de opiniões e visões diferentes sobre as questões colocadas.
Foi uma ação muito participada e reveladora da importância do tema.
De realçar que de um modo geral, os alunos consideraram esta ação importante por ter uma ligação prática com temáticas que estão relacionadas com o quotidiano das pessoas.
Na sequência desta ação, os alunos mostraram interesse em participar num concurso empreendedorismo promovido pela DNA Cascais, no âmbito dos concursos “Escolas Empreendedoras de Cascais”. Este projeto constitui um desafio a jovens alunos das mais diversas áreas e de todas as escolas do Concelho de Cascais, a criarem valor através do desenvolvimento de uma ideia de negócio inovadora, viável e sustentável. Atendendo à vontade manifestada pelos alunos em participarem neste concurso, haverá uma sessão de esclarecimento e posterior acompanhamento da DNA para que a participação neste se concretize.