"Notícias" Magazibn

No dia 17 de novembro, o professor Nuno Frazão veio à Escola Fernando Teixeira Lopes, dar uma aula de esgrima aos quartos anos.

O professor ensinou quatro movimentos, que são: guarda, avançar, recuar e a fundo. Disse que não podíamos andar nem para a direita, nem para a esquerda, só ir para a frente e para trás. Treinamos a tentar tocar nos joelhos do colega, com as duas mãos e depois só com uma. Para começar a atividade, ele dizia «começar» e para acabar dizia «alto». Fizemos o jogo do «jacadi», para treinar os movimentos.

O professor mostrou-nos um equipamento de esgrima, que são uns calções e um casaco feitos com um tecido resistente, chamado kevlar, uma máscara e um florete de ferro. Também mostrou uma luva que se usa na mão que segura o florete. Informou-nos que a pista de esgrima tem 14 metros de comprimento e 1,50 metros de largura.

A seguir, fizemos um treino de esgrima com um florete e uma máscara para proteção da cara, mas feitos de plástico. No início e no fim do exercício, temos que fazer uma saudação ao árbitro, ao adversário e ao público, usando o florete. No fim, também cumprimentamos o adversário, com a mão que não segurou o florete.

Para terminar, ele fez um resumo de tudo o que aprendemos. Além disso, pediu que, quando víssemos crianças a fazer esgrima com pauzinhos, pedíssemos para pararem e explicar que se podem magoar. Devemos ensinar-lhes o jogo de tocar nos joelhos e assim já não se magoam.

Mesmo no fim, fizemos um «mega jacadi» com os dois quartos anos.

Texto coletivo 4º anos