AVISO 
Estando prevista uma greve da função pública para o próximo dia 15 de fevereiro, sexta-feira, deverão os Encarregados de Educação confirmar, junto das instalações, se a escola se encontra a funcionar .

Alcabideche, 14 de fevereiro de 2019

A Diretora
Maria Teresa de Matos Lopes

II Ação de Formação de Segurança no Surfing

Realizou-se no passado dia 28 de novembro, na praia de São Pedro do Estoril, a II Ação de Formação de Segurança no Surfing, destinada a Professores com Grupos/Equipa do Desporto Escolar nesta modalidade.

Esta iniciativa foi organizada pela Estrutura local do Desporto Escolar (CLDE ACO) e dinamizada pelo Centro de Formação de Surf Ibn Mucana. Teve como objetivos apoiar e orientar o trabalho dos Professores envolvidos na sua prática diária de ensino do Surfing.

A parte teórica da Formação consistiu na informação e divulgação do Algoritmo do Salvamento, incidindo sobre as diversas fases do mesmo: a Prevenção, o Reconhecimento, o Dar Flutuação, O Remover da Água, o Prestar Assistência e o Registo Final da ocorrência.

Na parte prática da Formação os Professores participantes puderam treinar a Remoção de vítimas, conscientes e inconscientes, da água com as técnicas adaptadas às condições existentes e com o material que normalmente têm ao seu dispor, aquando da prática com os seus alunos. Foram, igualmente, abordadas situações práticas do transporte correto das vítimas, da técnica de colocação do resgatado em PLS (Posição Lateral de Segurança) e da prestação de SBV (Suporte Básico de Vida).

Este foi um momento em que os Professores tiveram a oportunidade de simular e treinar uma situação que pode ocorrer num dos seus treinos, de modo a reagir em conformidade com o procedimento preconizado, aumentando a eficácia da sua ação e diminuindo ao máximo o risco presente nesta atividade, contribuindo para aprendizagens dos seus alunos sustentadas na Segurança e no prazer de surfar as ondas.

Pela participação «em força» dos Professores, pela possibilidade de aperfeiçoar as técnicas de resgate e pelo Feedback que transmitiram no final, esta Ação foi considerada um êxito e vamos repeti-la no início de cada ano letivo sobretudo como apoio aos que iniciam o enquadramento do Surfing no Desporto Escolar ou, também, como reciclagem para os mais experientes.

 

 

LuÍs Chitas

Responsável Segurança Centro Surf Ibn Mucana – Desporto Escolar

Destaques do "Magazibn"

  • No passado dia 5 de fevereiro um encarregado de educação do 1ºA, de sua profissão pasteleiro, veio a EB Fausto Cardoso de Figueiredo confecionar Bolachinhas com os alunos do 1ºA e 4ºA.

    Continuar...
  • Os alunos da EB Fernando Teixeira Lopes receberam a escritora Filipa Leandro durante toda a manhã do dia 5 de fevereiro de 2019.

    Continuar...
  • No passado dia um de fevereiro, na presença do ministro da educação e da sua comitiva, os alunos do 9º e 11º ano apresentaram os trabalhos, até então já realizados, no âmbito do projeto: “Abril Hoje”.

    Continuar...
  • A turma do 4ºA participou na atividade dinamizada pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), no âmbito do "Projeto Crescer Saudável".

    Continuar...
  • Os alunos do 8ºC, acompanhados  pela sua professora de Físico-Química, Rosário Valente, foram visitar a Exposição da Escola Superior de  Saúde de Alcoitão no dia 8 de fevereiro, na Biblioteca Escolar da EBS Ibn Mucana.

    Continuar...
  • Foi no passado dia 5 de fevereiro que as turmas C e D do 9º ano se deslocaram ao Mosteiro dos Jerónimos para assistir à dramatização d’ “O Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente.

    Continuar...
  • O Projeto Ciência de Palmo e Meio continua, pelo terceiro ano consecutivo, a ser realizado nas escolas do 1º Ciclo do nosso Agrupamento. Este período, na EB FCF os alunos já realizaram experiências com a água e ficaram maravilhados com as suas descobertas.

    Continuar...
  • No âmbito do "Projeto Crescer Saudável-Vitamimos" foi dinamizada na EB  Fausto Cardosos Figueiredo a confeção de um lanche saudável, especificamente, uma barra de cereais e sumos naturais. Os alunos descobriram que é possível fazerem o seu próprio lanche, com ingredientes saudáveis e apetecíveis!

    Continuar...
  • 3 Ouros, 1 Prata e 3 Bronzes foi o resultado final da equipa de Esgrima da Ibn Mucana em mais uma prova do quadro competitivo do Desporto Escolar.
    Na Escola Secundária José Cardos Pires em Loures, foram 8 os representantes do nosso Agrupamento.

    Continuar...
  • No passado dia 1 de fevereiro de 2019 recebemos na escola a visita do , a convite da Psicóloga Luisa Humanes (Projeto de Educação para a Saúde) para uma palestra sobre empreendedorismo.

    Continuar...
  • No passado dia 28 de janeiro, a nossa escola recebeu no C.R.E. ex-alunos, atuais alunos universitários, que vieram partilhar as suas experiências com alunos do 11º ano das turmas A, B, E e F.

    Continuar...
  • Estão de Parabéns os finalistas da fase de escola do Concurso Nacional de Leitura  2018-2019 e que assim passam para a fase municipal a realizar no dia 15 de fevereiro 2019:

    Continuar...
  • Na Biblioteca da EBSIM, de 4 a 8 de fevereiro, exposição de materiais dos cursos de Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde de Alcoitão.

    Continuar...
  • Decorreu no dia 23 de Janeiro de tarde  nas Piscinas da Aboboda mais um encontro de Nataçao do Desporto Escolar.

    Continuar...