Destaques do "Magazibn"

  • No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma 6°A dinamizaram um Projeto de Voluntariado “Geração A - Agora os outros!”

    Continuar...
  • No seguimento da nossa participação no Grupo de Trabalho do Uso Devido do Medicamento divulgo o Concurso de Criatividade do Projeto Geração Saudável, dada a sua premência para a comunidade educativa no âmbito da educação e promoção para a saúde:

    Continuar...
  • Personalidade vibrante, criativa e cativante… em duas palavras: Nuno Caravela!
    Ontem, na biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, o ilustrador e escritor apresentou "o bando das cavernas" , um grupo muito divertido de jovens que vivem num passado distante e com vivências modernas. 

    Continuar...
  • Os alunos da EBFTL,  nas atividades de Biblioteca, estão a elaborar trabalhos a partir dos livros de Filipa Leandro, mo âmbito do projeto de escola “À descoberta dos mares e oceanos”.

    Continuar...
  • A turma do 1.º C da EB/ JI Raul Lino participou na atividade GINASTICAR. A atividade promoveu o desenvolvimento físico e motor e assegurou a aprendizagem de um conjunto de aquisições motors básicas e de um conjunto de habilidades gímnicas. 

    Continuar...
  • No âmbito do estudo da poesia de Fernando Pessoa ortónimo, foi solicitado aos alunos que escrevessem um texto reflexivo, de autoanálise, subordinado ao título “Quem sou eu?”, pergunta que poderia estar na origem de muitos poemas analisados em aula. Seguem, então, dois dos textos produzidos.

    Continuar...
  • No passado dia 28 de novembro teve lugar o Corta-Mato da nossa Escola, evento que contou com 462 participantes, do 3º ao 12º ano, em representação de todas as Escolas do Agrupamento. Continuar...
  • A  Biblioteca da EBFTL fez, nos intervalos, a figura do Chi’lin do livro Missão Impossível, obra a concurso no 1º ciclo.

    Continuar...
  • Os alunos das turmas 5ºD, 6ºE, 7ºG e 8ºE, divididos em 8 turnos, realizaram as provas de literacia – Matemática, Científica,  Leitura e Inglês – participando, assim, na 4ª edição desde Concurso nacional, promovido pela Porto Editora. Aguardam-se os resultados, dos quais sairão os representantes da EBSIM na fase regional.

  • Na EB/ JI Raul Lino houve a apresentação do livro: "O Planeta Limpo de Filipe Pinto". O livro aborda o impacto negativo das más ações humanas na existência e na sobrevivência de todos os seres vivos.

    Continuar...
  • Quem quer boas e quentes, quentinhas?

    Para comemorar o Magusto os alunos da EB/ JI Raul Lino reciclaram os pacotes de leite escolar e elaboraram "cartuchos" originais para colocarem as castanhas assadas. 

    Continuar...
  • Realizou-se no passado dia 28 de novembro, na praia de São Pedro do Estoril, a II Ação de Formação de Segurança no Surfing, destinada a Professores com Grupos/Equipa do Desporto Escolar nesta modalidade.

    Continuar...
  • Na semana de 26 a 30 de novembro comemorou-se a Semana da Cultura Científica no nosso agrupamento, com a exposição de trabalhos de alunos no átrio da biblioteca. 

    Continuar...
  • No dia 28 de novembro, os alunos do 9.º ano das turmas A e B assistiram à representação do Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, no Mosteiro dos Jerónimos.

    Continuar...

A maior Aula de Química do Mundo

O Mercado da Vila de Cascais foi palco da maior aula de Química do Mundo. Esta atividade reuniu 1440 alunos de 17 escolas públicas e privadas do concelho, do 7º ao 9º ano, com o objetivo de bater o record, que se encontra registado na Bélgica (Mechelen) numa aula que contou com 1018 alunos.

Durante a aula a atividade laboratorial realizada pelos alunos, denominada Rockets, constou da reação química entre  as soluções aquosas de bicarbonato de sódio e ácido cítrico, que origina a libertação de dióxido de carbono que, ao ser libertado em grandes quantidades, desencadeia o aumento da pressão e o consequente lançamento do rocket.
Antecedeu à atividade prática uma aula teórica que foi ministrada por um conjunto de Famelabers, (jovens cientistas), através de pequenos pitch de 5 minutos, falaram sobre o lado mais divertido e cativante da Ciência.
Só dia 14 de dezembro será conhecido o resultado oficial, mas Cascais estará seguramente no Guiness. 
A Ibn Mucana esteve representada por 150 alunos do 8ºano (turmas A, B, E e F) e do 9ºano (turmas A e B) acompanhados pelas suas professoras de Físico-Química Ana Paula Lourenço, Cristina Rouxinol, Margarida Carvalho e Rosário Valente e ainda as professoras Ana Barreiros, Fátima França, Isabel Costa, Margarida Ferreira e Teresa Miranda.
Todos os participantes consideraram que esta iniciativa foi uma das mais divertidas em que participaram e será certamente inesquecível!

Concurso de Criatividade

A Geração Saudável é um Projeto de Educação e Promoção para a Saúde desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos (OF), desde 2012. No ano letivo 2017/2018, o Projeto esteve presente em oitenta e cinco escolas de todo o país, formando aproximadamente quinze mil e duzentos alunos, seiscentos e cinquenta professores e mais de duas mil e quinhentas pessoas entre profissionais de saúde, familiares e população em geral.

Assim, e no seguimento, o projeto Geração Saudável promove a realização do II Concurso de Criatividade, um concurso nas categorias Artes Plásticas e Escrita, a decorrer até ao dia 31 de janeiro de 2019.