Destaques do "Magazibn"

  • No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma 6°A dinamizaram um Projeto de Voluntariado “Geração A - Agora os outros!”

    Continuar...
  • No seguimento da nossa participação no Grupo de Trabalho do Uso Devido do Medicamento divulgo o Concurso de Criatividade do Projeto Geração Saudável, dada a sua premência para a comunidade educativa no âmbito da educação e promoção para a saúde:

    Continuar...
  • Personalidade vibrante, criativa e cativante… em duas palavras: Nuno Caravela!
    Ontem, na biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, o ilustrador e escritor apresentou "o bando das cavernas" , um grupo muito divertido de jovens que vivem num passado distante e com vivências modernas. 

    Continuar...
  • Os alunos da EBFTL,  nas atividades de Biblioteca, estão a elaborar trabalhos a partir dos livros de Filipa Leandro, mo âmbito do projeto de escola “À descoberta dos mares e oceanos”.

    Continuar...
  • A turma do 1.º C da EB/ JI Raul Lino participou na atividade GINASTICAR. A atividade promoveu o desenvolvimento físico e motor e assegurou a aprendizagem de um conjunto de aquisições motors básicas e de um conjunto de habilidades gímnicas. 

    Continuar...
  • No âmbito do estudo da poesia de Fernando Pessoa ortónimo, foi solicitado aos alunos que escrevessem um texto reflexivo, de autoanálise, subordinado ao título “Quem sou eu?”, pergunta que poderia estar na origem de muitos poemas analisados em aula. Seguem, então, dois dos textos produzidos.

    Continuar...
  • No passado dia 28 de novembro teve lugar o Corta-Mato da nossa Escola, evento que contou com 462 participantes, do 3º ao 12º ano, em representação de todas as Escolas do Agrupamento. Continuar...
  • A  Biblioteca da EBFTL fez, nos intervalos, a figura do Chi’lin do livro Missão Impossível, obra a concurso no 1º ciclo.

    Continuar...
  • Os alunos das turmas 5ºD, 6ºE, 7ºG e 8ºE, divididos em 8 turnos, realizaram as provas de literacia – Matemática, Científica,  Leitura e Inglês – participando, assim, na 4ª edição desde Concurso nacional, promovido pela Porto Editora. Aguardam-se os resultados, dos quais sairão os representantes da EBSIM na fase regional.

  • Na EB/ JI Raul Lino houve a apresentação do livro: "O Planeta Limpo de Filipe Pinto". O livro aborda o impacto negativo das más ações humanas na existência e na sobrevivência de todos os seres vivos.

    Continuar...
  • Quem quer boas e quentes, quentinhas?

    Para comemorar o Magusto os alunos da EB/ JI Raul Lino reciclaram os pacotes de leite escolar e elaboraram "cartuchos" originais para colocarem as castanhas assadas. 

    Continuar...
  • Realizou-se no passado dia 28 de novembro, na praia de São Pedro do Estoril, a II Ação de Formação de Segurança no Surfing, destinada a Professores com Grupos/Equipa do Desporto Escolar nesta modalidade.

    Continuar...
  • Na semana de 26 a 30 de novembro comemorou-se a Semana da Cultura Científica no nosso agrupamento, com a exposição de trabalhos de alunos no átrio da biblioteca. 

    Continuar...
  • No dia 28 de novembro, os alunos do 9.º ano das turmas A e B assistiram à representação do Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, no Mosteiro dos Jerónimos.

    Continuar...

9ºG no Banco Alimentar Contra a Fome

Os alunos do 9ºG tiveram uma experiência incrível no fim de semana de 2 e 3 de junho: Foram voluntários na recolha de bens para o Banco Alimentar Contra a Fome!

Desafiados pela sua diretora de turma, Profª Elsa Sousa, os alunos Igor Souza, Inês Santos, Jéssica Micaela, Liliana Moreira, Manuel Silva, Mariana Paixão, Reginaldo Santos e Tatiiana Gaspar, "deram" o seu fim de semana para participarem nesta causa.
O Banco Alimentar contra a Fome recolhe e distribui várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiam ao longo de todo o ano, a ação de instituições em Portugal. Por sua vez, estas distribuem refeições confecionadas e cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente carenciadas, abrangendo já a distribuição total mais de 390.000 pessoas.
A Dádiva e a Partilha são os valores que definem o espírito que norteia todas as relações que se estabelecem entre os diferentes intervenientes e parceiros desta iniciativa. Estes valores devem refletir-se no funcionamento do dia a dia e guiar a ação. A dimensão humana, naquilo que possui de mais nobre, é assim sempre posta em destaque. O que preside não é o interesse comercial, mas o serviço do Homem pobre, que se encontra numa situação de necessidade, que sofre de privações e de fome.
"Foi uma experiência incrível , apesar de algumas pessoas serem mal educadas... Algumas pegavam no saco e usavam nas compras deles. Tirando essa parte, gostei muito da experiência e repetia se tivesse uma nova oportunidade." (Mariana Paixão)
"Gostei imenso desta nova experiência voltava a repetir mil e uma vezes sem conta. A parte em que fiquei mais desiludida, foi com o facto de muitas das pessoas ignorarem a nossa presença." (Inês Sousa)
Bem hajam meninos pela vossa participação!

Concurso de Criatividade

A Geração Saudável é um Projeto de Educação e Promoção para a Saúde desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos (OF), desde 2012. No ano letivo 2017/2018, o Projeto esteve presente em oitenta e cinco escolas de todo o país, formando aproximadamente quinze mil e duzentos alunos, seiscentos e cinquenta professores e mais de duas mil e quinhentas pessoas entre profissionais de saúde, familiares e população em geral.

Assim, e no seguimento, o projeto Geração Saudável promove a realização do II Concurso de Criatividade, um concurso nas categorias Artes Plásticas e Escrita, a decorrer até ao dia 31 de janeiro de 2019.